Empatia, informação confiável: veja como alcançar seu público
Por Agência Clave em 13 de abril de 2022
Criar um conteúdo intencional e de valor é um grande desafio. Isso porque, a grande quantidade de informações na internet é imensa e os usuários estão cada vez mais exigentes com os conteúdos.
O tempo de permanência em uma página, o tamanho do conteúdo e a relevância das informações fazem toda a diferença na hora de ganhar mais seguidores e clientes na internet. Acompanhe a leitura!
Tendências da comunicação na internet
Desde a pandemia, nos vimos obrigados a ficar isolados por conta de um vírus até então desconhecido. Com isso, empresas, colaboradores e consumidores precisaram se adaptar para trabalhar e buscar informações unicamente na internet.
Nesse sentido, foi necessário aprimorar o lançamento de conteúdo de forma a atender melhor às expectativas do usuário, focando em sua experiência de forma empática.
Você com certeza notou essa mudança, não é mesmo? Veja a seguir quais foram as tendências que ganharam relevância desde então:
Comunicação humanizada
Em um mundo tão tecnológico, nunca foi tão necessário humanizar o atendimento pela internet. Considerando que a saúde mental e física foi uma das mais prejudicadas desde a pandemia, a importância de humanizar a comunicação tornou-se presente.
As empresas passaram a adotar uma comunicação humanizada quando:
- Pensam na experiência do usuário no site, adotando cores amigáveis, atendimento rápido e layouts que facilitem a interação;
- Uso de chatbots que atendem instantaneamente o usuário, encaminhando-o para um atendente da empresa;
- Prepara o atendimento da empresa para que a pessoa se sinta acolhida e seja diminuído o tempo de espera;
- Usar ferramentas que armazenem os dados dos clientes de maneira segura, evitando que a todo momento sejam solicitadas informações pessoais novamente, tais como, endereço, telefone, motivo da reclamação, etc.
Informação que prioriza a inclusão e diversidade de pessoas
Vivemos em um mundo diverso, com opiniões e pessoas diferentes. Nesse sentido, nunca fez tanto sentido criar políticas de inclusão entre os indivíduos, eliminando barreiras que prejudicam a comunicação e boa convivência entre as pessoas.
Portanto, a informação divulgada por empresas na internet precisa atingir todos os públicos, incluindo a diversidade de pessoas.
Como funciona a versão 4 do Google Analytics?
Independentemente do porte da empresa, vale muito apena usar Google Analytics 4. Todas as mensurações têm como base as interações executadas pelos usuários tanto no site quanto aplicativo. A plataforma analisa os cliques em um link, rolagem de página e a conclusão da compra. Assim como as versões anteriores, a coleta dos dados é feita por meio do código de acompanhamento, sem depender dos cookies.
Essa versão também processa até 10 milhões de dados. Ao ser atingido o volume de dados, os relatórios são criados. Para que Google Analytics 4 possa fornecer informações importantes sobre o seu consumidor, é necessário ativá-lo. Quem possui a tags do Google Universal Analytics, pode seguir as seguintes etapas:
Segurança dos dados
Ninguém navega em um site que pareça ser frágil ou sem o mínimo de segurança, certo? Por isso, os sites institucionais, comerciais e redes sociais precisam parecer confiáveis, utilizando firewalls (antivírus) e boas práticas do armazenamento de dados (LGPD).
Informação de confiança
As informações inseridas em um site e nas redes sociais precisam ser duplamente verificadas antes de postá-las.
Isso porque um dado falso é muito prejudicial para que lê e toma aquela informação como verdade, afinal, é preciso ser responsável por tudo o que falamos uns aos outros.
Um exemplo prático disso é quando um médico que não tem certeza sobre determinada doença, passa aos pacientes as informações equivocadas de sintomas e tratamentos.
E esse paciente vai tratar algo que ele não tem certeza, prejudicando a saúde e claro, de todos as outras pessoas que terão a mesma informação.
Tecnologias que aceleram os resultados
As tecnologias são as nossas aliadas, elas facilitam a vida e aceleram resultados para as empresas.
Uma dessas tecnologias que aceleram resultados são:
- Aplicativos para realizar reuniões virtuais com clientes e fornecedores;
- Ferramentas que gerenciam calendário de compromissos, como o Google Calendário;
- Aplicativos e sistemas que armazenam dados em nuvem (cloud computing);
- Usar aplicativos de conversa e comunicação no formato empresarial, tais como WhatsApp Business, Instagram, Facebook, LinkedIn, etc.;
- Aplicativo que assina documentos online.
Trabalho remoto: o boom do momento
O isolamento social no Brasil acabou, mas o boom do trabalho remoto apenas começou. Isso porque empresas e profissionais ganham muito com o trabalho em formato home office, já que:
- A empresa economiza com o gasto de materiais de escritório, vale-transporte e com isso diminui-se o custo de internet e luz da empresa;
- Colaboradores fazem os seus horários de casa, obtendo maior produtividade e otimização de tempo;
- Mesmo que o colaborador trabalhe de forma freelancer ou fixa, há muitos benefícios de se trabalhar de casa.
As empresas adotaram também o modo híbrido de trabalho: alguns dias na empresa e o restante em casa. Seja como for, cada pessoa deve determinar o que é mais benéfico para si mesma.
Como se destacar na internet
Agora que sabemos como a informação precisa ser relevante e confiável, é hora de entender como se destacar na internet com um conteúdo de valor:
- Criar um planejamento de conteúdo prévio, analisando o que está em alta e como essa informação ajuda o usuário na internet;
- Analisar a persona ideal para o seu produto e serviço;
- Direcionar a atenção ao usuário, utilizando uma linguagem clara e adequada;
- Saia da caixa! Aproxime-se do seu usuário e surpreenda-o com um conteúdo diferente;
- Analise como os seus concorrentes se comportam na internet, busque referências, mas sem copiá-los.
E aí, qual dessas dicas você já usa em sua empresa ou rede social? O que gostaria de tentar? Continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro das novidades do mundo digital!