Você sabe como as buscas na internet impactam nos negócios?
Por Agência Clave em 9 de novembro de 2022
A plataforma traz muitas novidades para empresas de todos os ramos.
Você já ouviu falar no Google Analytics 4? Sabe o quanto ele pode ser essencial para o seu negócio? Essa nova versão desenvolvida pelo Google melhora o serviço de análise de tráfego e de engajamento no site da sua empresa, ajudando na tomada de decisões.
Nesse artigo, vamos te mostrar as principais vantagens dessa ferramenta que fará toda a diferença no cotidiano empresarial.
Novo Google Analytics?
A versão Google Analytics 4 já é utilizada por empresas que querem potencializar os seus resultados nas redes digitais e conquistar novos clientes.
O software de mensuração foi atualizado para coletar os resultados do Google com mais eficiência. Em 2020, a versão beta foi lançada e estava disponível para alguns usuários. Esses foram os primeiros a desfrutarem das vantagens fornecidas pelo novo Google Analytics. Agora, qualquer empresa já pode utilizar a nova geração da ferramenta.
O sistema traz como novidades a inteligência artificial, fazendo com que a máquina ‘aprenda’ com as informações extraídas dos usuários. Essa nova experiência ajuda a empresa na criação de anúncios mais interessantes para o seu público, ampliando os resultados do marketing digital.
Funções e vantagens do Google Analytics 4
Quem conhece o Google Analytics sabe quantos benefícios a ferramenta oferece para o marketing. Se usar a versão antiga já era vantajoso, a próxima edição do software promete ser ainda melhor. Isso porque o sistema é mais prático e utiliza a inteligência artificial como a sua principal aliada.
Entre as vantagens estão:
- Inteligência Artificial;
- Análise mais ampla e focada no consumidor;
- Novas funcionalidades;
- Privacidade dos dados;
- Acaba com os cookies de terceiros.
O software tem como uma de suas habilidades se adaptar as principais transformações do mundo digital.
Conheça mais as novidades do novo Google Analytics
Inteligência artificial: Essa função traz uma grande vantagem para o marketing das empresas, pois possibilita tomar decisões mais assertivas na hora de criar anúncios. O IA do software permite que empresários tenham acesso a informações detalhadas sobre o consumidor, como: taxa de abandono de carrinho e dados de persona com potencial de conversão. Desta forma, o retorno sobre o investimento (ROI) é potencializado. Além disso, a barra de pesquisa fornecerá informações em tempo real.
Análise mais ampla e focada no consumidor: O novo Google Analytics oferece uma mensuração ampla da jornada do consumidor, revelando os seus hábitos na hora de fechar a compra. São mostrados vários cenários para o anunciante. Além disso, potencializa o lead.
Novas funcionalidades: Com a nova versão do Google Analytics, as novidades não param. A ferramenta de mensuração tem novas funcionalidades e garante facilidade na hora de tomar decisões. Entre essas funções está a integração entre os dados fornecidos por aplicativos e sites. Ou seja, as informações são unificadas. A ferramenta também garante métrica otimizada para melhorar o desempenho.
Privacidade dos dados: A versão também atende as exigências das legislações de proteção aos dados, como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Isso garante a privacidade e a segurança das informações fornecidas pelo usuário.
Acaba com os cookies de terceiros: A versão 4 utiliza ferramentas da Machine Learning para gerar informações de credibilidade e relevância sem depender dos cookies.
Como funciona a versão 4 do Google Analytics?
Independentemente do porte da empresa, vale muito apena usar Google Analytics 4. Todas as mensurações têm como base as interações executadas pelos usuários tanto no site quanto aplicativo. A plataforma analisa os cliques em um link, rolagem de página e a conclusão da compra. Assim como as versões anteriores, a coleta dos dados é feita por meio do código de acompanhamento, sem depender dos cookies.
Essa versão também processa até 10 milhões de dados. Ao ser atingido o volume de dados, os relatórios são criados. Para que Google Analytics 4 possa fornecer informações importantes sobre o seu consumidor, é necessário ativá-lo. Quem possui a tags do Google Universal Analytics, pode seguir as seguintes etapas:
- Clique em administrador para selecionar as opções “Propriedade” e “Criar propriedade”. Somente o administrador da conta pode fazer essa configuração.
- Após essa etapa, você será direcionado para o ambiente capaz de criar a propriedade da versão 4 do software. Preencha todos os campos obrigatórios. Clique em criar.
- Logo depois, você vai configurar fluxo de dados para coleta das informações. Escolha as opções que melhor te atende: App iOS, App Android ou Web (sites). Depois coloque o domínio do seu app ou site para criar o fluxo.
- Configure a Tag Manager do Google, escolhendo entre as duas opções disponíveis: Adicionar nova tag na página ou usar a tag existente. Depois é só seguir os próximos passos.
Com todas as configurações realizadas, o seu site ou aplicativo está pronto para fornecer as informações necessárias para uma tomada de decisão assertiva, melhorando a conversão. Isso significa ter mais clientes e maior lucratividade.