Sabemos dosar a quantidade de conteúdo gerado para nossos “públicos”
Por Agência Clave em 26 de junho de 2023
Se você tem dúvidas sobre a quantidade de publicações nas redes, leia o nosso artigo.
Gerar conteúdo para as redes sociais não é algo fácil como muitos acreditam. Para que as publicações deem resultado, elas devem ser pensadas estrategicamente. Saber a quantidade de posts, a quantidade de texto e a hora de postá-los também é algo imprescindível. Afinal, será que colocar vários conteúdos em apenas um dia com pouco intervalo de tempo entre um e outro é uma boa estratégia?
Muitas empresas em busca de resultados e na ânsia de vender os seus produtos exageram na dose. É correta essa atitude? Há ainda muitas dúvidas sobre quantidade e frequência das publicações nas redes sociais e em outros canais de comunicação.
Neste artigo, vamos elucidar as suas dúvidas com dicas importantes para você fazer bonito nas plataformas on-line e, assim, conquistar o seu leitor.
Particularidade de cada rede sociais
As redes sociais são ferramentas importantes para o marketing digital empresarial. Saber a particularidade de cada uma nos faz passar à frente dos concorrentes quando o assunto é informar e atrair clientes.
Muitas empresas comentem o erro de desrespeitar as características das diferentes plataformas e postam quantidades absurdas de conteúdos, repetem a mesma publicação em redes diferentes, fazendo com que uma seja o espelho da outra. Além disso, postam em horários em que a sua audiência é menor.
Para dar o resultado esperado, é muito importante buscar o equilíbrio e respeitar o perfil dos canais. Para isso, o setor de marketing precisa saber de quatro coisas:
- Quantidade ideal de postagens;
- Quantidade de imagem e texto por publicação;
- O melhor horário para as publicações em cada rede;
- Entregar conteúdo de qualidade e relevante para o seu cliente.
Ao fazer dessa forma, aguarde o retorno positivo por parte do público. Mas o desempenho das redes sociais só será considerado ótimo se o time de marketing souber fazer um planejamento estratégico visando o perfil das plataformas e a relevância das publicações para o público. É exatamente isso que vai gerar novos negócios para a sua empresa.
Quanto melhor você souber quem é seu público, terá mais facilidade criar o conteúdo para o seu público.
Qual a frequência ideal?
Já no início do artigo falamos que a frequência de publicações deve responder ao perfil das redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, entre outros). A escolha da periodicidade e a quantidade das postagens ocorrem devido a fatores diferentes. Isso tem a ver com o perfil do público, as funções técnicas e o tipo de conteúdo.
Por isso, é um erro colocar uma mesma postagem em redes diferentes sem respeitar as suas características. É importante ficar atento as características de cada canal para não cometer deslizes. Um exemplo disso é o Twitter, que foi criado para postagens curtas e diretas. Nessa rede, o usuário tem um espaço de 280 caracteres para dar o seu recado; para deixar a sua opinião sobre um determinado assunto ou comunicar algo importante.
Já o Instagram e Facebook, na teoria, aceitam textos maiores, porém quando muito longos, uma boa parte fica ocultado, mostrando no final a frase “Ver mais”. Isso acaba se tornando um motivo para que o seguidor das páginas perca o interesse na publicação. Ou seja, o material é ineficiente e não consegue alcançar o resultado esperado pela empresa. Em alguns casos, se você for impulsionar um conteúdo ($$), o Facebook e o Insta podem barrar a publicação devido ao tamanho do texto presente na imagem e ao seu teor. Fique atento!
O consumo do conteúdo por seu público vai depender muito da forma com que você trabalha a programação. O conhecimento sobre o perfil de cada rede e como o seu usuário se comporta nelas é uma estratégia eficiente para uma presença online de qualidade.
É importante que todas as suas ações sejam pensadas de forma estratégica. Estar atualizado sobre as principais tendências das redes sociais e ficar atento às atividades dos usuários nas páginas serão essenciais para a produção de conteúdos relevantes, além claro de manter uma periodicidade que seja sustentável para você.
Qual a quantidade de conteúdo em cada rede
Vamos agora conhecer a quantidade ideal de conteúdo para cada tipo de rede social, obedecendo as suas características.
- Instagram: Especialistas recomendam uma publicação por dia, mas se a empresa necessitar de mais, não pode passar de três conteúdos diários. Importante dizer que esses conteúdos precisam ser relevantes e devem variar entre imagem e vídeo para atrair a atenção de quem segue a sua página. Para ajudar na audiência, é possível também colocar hashtags. Utilizar os Reels, fazer lives e stories também ajudam a manter o interesse por seu conteúdo.
- Stories do Instagram: ótimo para chamar a atenção do usuário de forma assertiva. Ele tem a capacidade de engajar a audiência e aumentar a quantidade de seguidores. Mas, assim como outros conteúdos, deve ser usado de forma estratégica. Tipos de conteúdo: fotos, vídeos curtos, enquetes, caixa de pergunta, etc.
- Facebook: Para as empresas que possuem página no Facebook a quantidade de postagens por dia é apenas duas. Não adianta publicar milhares de conteúdo em um único dia, não terá engajamento. Essa rede também possibilita impulsionamento das publicações, aumentando as chances de o seu conteúdo ser mostrado para mais pessoas. No Meta Business Suite da plataforma há um planejador de postagens que, com o tempo de uso e os dados coletados, indica os melhores dias e horários para o seu público (claro, se você tiver acertado em cheio e já tiver uma frequência de postagens pagas).
- LinkedIn: Essa rede é ótima para tornar a sua empresa referência no segmento em que atua. Por meio dela é possível fazer networking, se conectar com profissionais da área ou com empresas interessadas em parceria. Nessa rede o que vale é a qualidade do conteúdo, em geral institucional se o perfil for da empresa. Também é interessante que os CEO’s da empresa tenham uma conta vinculada a da empresa e postem conteúdo a fim de manter a sua “autoridade” na rede. No LinkedIn as postagens podem ser feitas entre duas a três vezes por semana.
- Youtube: A rede voltada apenas para conteúdos em vídeo é ótima para o engajamento. Para essa rede, o ideal é ter uma postagem por semana. O importante é que o conteúdo tenha qualidade e relevância para o seu público.
- Twitter: Por ser um microblog, a rede permite até 5 publicações diárias. Usá-lo estrategicamente pode te ajudar a conseguir mais engajamento.
Quanto aos horários e dias de postagens, é bom a empresa testar e ver como se comporta o seu usuário. Essa avaliação será importante para você definir os dias e horários de maior audiência para postar os seus conteúdos. Todas essas redes citadas oferecem as estatísticas para os proprietários da página, facilitando a tomada de decisão.