Agora que você já conhece os canais, que tal começar a traçar a estratégia para atrair mais clientes?
Como escolher a plataforma de comunicação ideal para encontrar seu público?
Por Agência Clave em 27 de junho de 2023
Veja as nossas dicas para atrair o seu público-alvo e aumentar as suas vendas
Hoje em dia opções de comunicação é que não faltam para as empresas. Porém, nem tudo que está disponível precisa ser usado para atrair a atenção do seu cliente. Antes de sair por aí investindo em anúncios pagos, você precisa saber onde está o seu público e quais os canais são usados por ele para se informar. Isso te poupará tempo e dinheiro, dando o resultado esperado para o seu negócio.
O planejamento de comunicação é muito importante para que a empresa possa alcançar realmente o seu persona, tornando-os seus consumidores. Não adianta investir em anúncios em redes em que o seu público não está. Essa é uma estratégia errada e feita por muitas corporações.
Antes de qualquer coisa, faça uma pesquisa e uma análise minuciosa sobre o seu cliente em potencial. Conheça os seus interesses, o que faz, como se comunica e como se informa. Uma análise de dados é a maneira ideal de se chegar a informações importantes e preciosas para a sua estratégia comunicacional.
Onde a sua empresa deve estar?
A resposta é simples: onde o seu cliente está. Ou seja, será mesmo que você precisa estar presente em várias plataformas: Facebook, TikTok, Instagram, Kwai, sites; Google, WhatsApp, Youtube, etc.?
O envolvimento com esses canais também tem a ver com atendimento ao cliente. Por ter uma grande variedade de plataformas, fica difícil saber qual é a mais eficaz. Para proporcionar uma boa experiência ao seu cliente, o primeiro passo é conhecê-lo.
Escolher o canal correto faz a diferença e isso deve ser levado a sério pelos empresários. Descobrir a plataforma de atração e atendimento é papel do marketing. Essa escolha terá como objetivos:
- Atrair o público;
- Engajar;
- Aumentar o tráfego;
- Construir o lead;
- Atender o cliente;
- Fechar negócios;
- Atendimento pós-venda;
- Entre outros.
Além de saber quais plataformas são as ideais para atrair e atender o seu público, é necessário também saber para que serve cada uma. Isso porque conhecer o funcionamento dos canais também influencia nos resultados.
O investimento em relacionamento com público é imprescindível e deve ser feito com qualidade. É por esse motivo que é necessário saber qual canal é relevante para a sua empresa. A quantidade não é interessante nesse caso, mas a qualidade de como é feito. Esse relacionamento precisa bem feito tanto para atrair quanto para manter. É sempre importante focar no bem-estar e na experiência do seu cliente.
Como escolher a plataforma certa?
Como já informamos no início deste artigo, estar em todos os meios não significa ter um bom alcance. Muitas vezes, não é a estratégia ideal. Pode significar perda de tempo e esforço desnecessário.
Conheça algumas dicas para escolher as melhores opções para o seu negócio crescer. A primeira delas é: Conheça o seu cliente. Sabendo isso, o resto fica fácil.
A ausência de um mapeamento do perfil do seu o público pode representar uma queda no seu faturamento e atrasar o desenvolvimento da sua empresa. Identificar as pessoas que podem se tornar consumidor do seu produto ou serviço é essencial. Isso significa que não pode ser ignorado em nenhuma hipótese.
Atualmente, a tecnologia nos permite descobrir esse persona por meio de ferramentas que fazem cruzamento de dados. Elas criam relatórios com diferentes informações sobre os clientes e potenciais consumidores. Com essas informações em mãos, traçar uma comunicação eficiente é muito mais fácil.
Entre os dados que a empresa pode ter acesso estão: dados demográficos (idade, ocupação, escolaridade, cidade que mora, renda, estado civil), comportamentos de consumo, os desejos e as dores.
É assim que você vai descobrir também qual o meio de comunicação ideal para atrair esse público. Ao saber disso, comece a montar a sua presença online.
Quais os canais disponíveis?
Há uma variedade muito grande de canais e, além de saber qual atrai o seu cliente, você precisa conhecê-los para utilizar da maneira correta.
Entenda sobre algumas dessas plataformas:
- Redes sociais: Com certeza, você conhece algumas das redes sociais que estão disponíveis. As mais conhecidas são: Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter. O custo para investir em todas pode ser muito alto e não valerá a pena. Por isso, o investimento deve priorizar aquelas que se encaixam ao perfil do seu público;
- WhatsApp Business: Muitas empresas têm utilizado para atendimento ao cliente. É uma ótima opção para agilizar a demanda do consumidor, mas precisa de um atendimento rápido, sem burocracia e objetivo. Se puder evitar o atendimento eletrônico com muitas opções, melhor. Isso porque o consumidor gosta de objetividade.
- Chat: Ótima opção para agilizar e facilitar os atendimentos.
- Site: É imprescindível. O canal permite que o consumidor tenha acesso às informações sobre produtos e serviços de maneira fácil e concentrada em um mesmo lugar.
- Blog: Esse á para investir no funil de vendas. Ao atrair o persona por meio de conteúdos diferenciados, a empresa passa confiança e conquista os seus clientes.
- E-mail: Muito usado tanto para venda quanto o pós-vendas. O e-mail marketing é uma ferramenta importante para empresas de qualquer ramo.