Com esses cuidados, a relação com o fornecedor se torna mais segura para os dois lados. Desse modo, poderão estabelecer uma parceria de longo prazo para execução dos serviços.
É possível identificar se o fornecedor é de confiança? Veja como se blindar
Por Agência Clave em 27 de junho de 2023
A escolha do fornecedor é uma etapa importante para uma empresa. Isso porque, se ela depende de um produto ou serviço de terceiros para sua atividade, deve se assegurar de que não terá problemas. Por isso, veja alguns pontos para observar na contratação.
Por que avaliar os fornecedores?
Contar com bons fornecedores é essencial para o bom funcionamento de uma empresa. Afinal, além de honrar com prazos e garantir a qualidade dos produtos ou serviços, uma má escolha pode ter impactos ainda piores.
A reputação de uma companhia, ou seja, a imagem que ela tem perante seu público é um de seus principais ativos. Nesse sentido, se essa empresa é associada a um fornecedor que é exposto em um escândalo, por exemplo, pode sair prejudicada.
Critérios
Muitas vezes, os gestores se pautam apenas em questões técnicas na hora de contratar um prestador. No entanto, mais do que preço, condições de pagamento e outros itens, é preciso avaliar de forma mais profunda a empresa contratada.
Quais os principais critérios na hora de escolher um fornecedor?
Alguns pontos são essenciais para se observar, seja qual for o tipo de fornecedor que vai contratar. Então, confira abaixo a lista com os itens mais básicos:
• Tempo da empresa no mercado;
• Reputação perante o público;
• Custo-benefício;
• Prazo de entrega ou execução do serviço;
• Indicações de outros clientes;
• Certificações da empresa.
A partir desses pontos já é possível avaliar se o fornecedor apresenta algum sinal de alerta. Desse modo, o processo de análise e seleção de uma empresa para prestar um serviço ou entregar um produto exige paciência.
Como saber a reputação de um fornecedor?
A reputação de uma empresa se mede pela resposta do público àquela marca. Com uma breve pesquisa na internet, é possível saber se há reclamações em face do fornecedor. Assim, você saberá se há histórico de não entrega ou problemas com o serviço.
Outra forma de avaliar a percepção do público é conversar com outros clientes que já contrataram a empresa. Nesse sentido, é comum que para validar sua proposta, um fornecedor mencione as marcas que já atendeu antes.
Peça indicação
Entrar em contato com outros clientes que já usaram o serviço é uma boa forma de saber sobre a satisfação com o fornecedor. Além disso, parceiros ou conhecidos podem indicar empresas que possam atender a sua demanda.
Capacidade financeira do fornecedor
Este ponto é muito importante, ainda mais quando for fechar um contrato de valor alto ou por longo período. Afinal, se o fornecedor não tiver as finanças em dia, pode quebrar e deixar o serviço sem execução.
É claro que avaliar esse aspecto nem sempre é simples, pois depende de informações que nem sempre serão compartilhadas. No entanto, fora os balanços financeiros internos, há alguns dados públicos que podem ser consultados:
• Dívidas inscritas de tributos;
• Existência de processos de execução;
• Situação da empresa perante a Receita Federal.
No caso de o fornecedor ter um passivo, ou seja, um volume de dívidas muito alto, é preciso ter atenção. Isso porque, há o risco que ele sofra um bloqueio em conta, por exemplo, e não consiga cumprir com os contratos.
Riscos jurídicos
Um dos pontos mais importantes na relação com o fornecedor é ter um contrato bem redigido. É nesse documento que estão previstas todas as obrigações para as duas partes, bem como, a vigência da prestação.
Também é no contrato que fica ajustado o preço, além da forma e prazo de pagamento. Ainda, pode prever multa em caso de não cumprimento de uma das cláusulas ou em caso de rescisão.
Análise técnica
O cuidado com a confecção do contrato é muito importante, pois ele vai ditar as regras para aquela relação negocial. Então, ter assistência de um advogado é o ideal, para que ele esteja bem completo.
Muitas vezes, por medida de economia, se usam modelos prontos e que não estão adaptados ao seu tipo de negócio. No entanto, em caso de precisar executar o contrato pode haver problemas, por não prever uma multa, por exemplo.
Proteção de dados
Com a Lei Geral de Proteção de Dados, o cuidado com as informações que são trocadas deve ser ainda maior. Nesse contexto, ao contratar um fornecedor, que vá ter acesso a algum tipo de registro de sua empresa, é preciso ter atenção.
Em primeiro lugar, já no contrato deve haver a previsão do tipo de dado que será tratado. Além disso, a fornecedora e seus funcionários ficam responsáveis por tratar e não divulgar informações recebidas.
Segurança
Vale questionar o fornecedor sobre qual o tipo de software que usa em sua operação, bem como se está adequado à LGPD. Muitas empresas já tomaram esse cuidado e possuem um plano com as diretrizes internas de proteção de dados.
Esse sem dúvida é um diferencial na hora de escolher um bom fornecedor. Afinal, em caso de perda ou vazamento de dados, todos os envolvidos podem ter que responder pelos danos.
Contratação de seguro
Um cuidado adicional que algumas empresas têm é oferecer a proteção de um seguro para o caso de danos por vazamento de dados. Portanto, se o seu fornecedor tiver essa opção, você terá uma segurança maior no caso de eventos inesperados.
Afinal, como se blindar de possíveis problemas na escolha de um fornecedor?
Para ter segurança na hora de contratar um fornecedor, alguns cuidados são essenciais. Nesse sentido, a área responsável pela seleção deve levar em conta a proposta, mas também avaliar os riscos.
O processo ainda pode envolver outras áreas, como o jurídico, que pode avaliar alguns pontos críticos. Além disso, poderá revisar ou confeccionar um contrato que resguarde o contratante em caso de algum problema.
Prazo do contrato
A fim de analisar se o serviço prestado atende às suas expectativas, é possível definir um prazo menor para o contrato. Assim, em caso de rescisão o valor da multa será menor e vale como um teste. Caso a experiência seja positiva, poderá estender o período.