9 dicas para inspirar seus clientes através do conteúdo
9 dicas para inspirar seus clientes através do conteúdo
Produzir conteúdo é um desafio para você? Saiba que esse é o principal obstáculo da maioria das marcas hoje em dia. Os clientes desejam ver algo emocionante e inspirador para atraí-los e mantê-los engajados com a sua marca.
Neste artigo você vai conferir 9 dicas para manter o público engajado e inspirado com o seu conteúdo. Boa leitura!
Identidade da sua marca
Mostrar uma identidade forte para o seu público é o primeiro passo para inspirar os seus clientes e isso começa na logo, perfil nas redes sociais, site, blog, etc. Escolher uma cor coerente, símbolos e tudo o que formam os elementos da empresa é ideal para manter o profissionalismo.
Diversificando os canais de comunicação
Para inspirar os seus clientes de verdade, é necessário estar presente em vários canais de comunicação, tais como: redes sociais, e-mail marketing, blog, chat, site, landing pages, etc.
Experiência do cliente
Quando um cliente tem uma experiência positiva com a sua marca, ele irá recomendar a sua empresa para outras pessoas. Mas, para que isso aconteça é necessário facilitar o acesso à sua marca de maneira sutil e assertiva:
- Site responsivo, rápido de abrir, com informações claras e cores atrativas;
- Chat ou canais de comunicação com atendimento rápido;
- Pós-venda preparado para resolver problemas com rapidez e agilidade;
- Entrega de produtos ou prestação de serviços com qualidade;
Aposte no e-mail marketing
As pessoas ainda abrem e-mail? Sim! Mas, o seu conteúdo precisa ser chamativo e sucinto o suficiente para fazê-la abrir a mensagem.
- Crie uma headline atrativa: ei, você vai perder esse desconto?
- Título do e-mail: além de coerente, ele precisa ser de no máximo 50 caracteres;
- Mensagem: objetiva, com botões claros de call to action – clique aqui para comprar, garanta a sua vaga, etc;
- Frequência: ao mínimo uma vez por semana você deve marcar presença junto ao cliente, respeitando também a etapa do funil em que estão (topo, meio ou fundo);
Público certo
Quanto mais uma empresa estuda sobre as preferências e necessidades do seu público, mais ela será a escolhida quando precisarem do seu produto ou serviço.
- Topo de funil: crie conteúdo para atrair as pessoas que ainda não conhecem o seu produto ou serviço;
- Meio de funil: é para aquelas que já conhecem ou ouviram falar, mas ainda não se decidiram pela compra;
- Fundo de funil: elas estão prontas para tomar a decisão da compra. Aqui, é importante ir direto ao ponto sem ser prolixo.
Desperte emoções
Quais emoções você deseja despertar em quem está acessando o seu perfil nas redes sociais ou site? As pessoas merecem ter um conteúdo intuitivo, escaneável e atrativo o suficiente para ler até o final e comprar o seu produto ou serviço!
Desperte as melhores emoções, tais como, alegria, felicidade, consciência de que precisam de ajuda, confiança, empatia, inspiração, sorrisos e amor.
Celebre conquistas
O seu perfil nas redes sociais alcançou uma quantidade maior de seguidores? Comemore. O blog ganhou mais engajamento? Celebre. Comunique à sua audiência, conquistas relevantes e ganhe maior autoridade junto ao seu público.
Manter o site e demais canais de comunicação sempre atualizados também faz parte do processo de vender mais e conquistar a sua audiência.
Aposte em conteúdo visual
Uma imagem vale mais do que mil palavras, certo? Bom, quando acompanhada da estratégia certa que mencionamos aqui, tudo fica melhor.
- Escolha boas imagens para adicionar em redes sociais e site;
- Aposte em vídeos curtos ou imagens interativas para ilustrar o assunto abordado;
- Usar memes e conteúdos de humor também melhora muito o engajamento;
- Personalize todos os canais de comunicação da sua marca: destaques no Instagram, logo utilizada, etc.
Facilite a vida dos consumidores
Em tempos modernos, ninguém deseja procurar muito para encontrar o que precisa. Quando uma pessoa acha um perfil do Instagram ou site, ela deseja saber em poucas palavras:
- O que a empresa vende?
- É confiável?
- Os produtos têm preço?
- Formas de pagamento?
- Entrega rápida? Tem frete?
Nesse sentido, para inspirar os clientes a se manterem conectados com a sua marca, é necessário facilitar a vida deles, informando tudo o que precisam para continuar na jornada do funil, lembra?
- Respostas a comentários do tipo: “preço inbox ou direct”, estão no passado! Informe o preço logo de cara e acabe com o mistério;
- Ser frequente nas respostas: não deixar ninguém no vácuo faz parte de um bom atendimento também.
- Aconteceu um mal entendido? Desculpe-se e siga em frente!
Quando se tem as estratégias certas para o seu produto / serviço como mencionado aqui, ficará mais fácil fidelizar e inspirar o seu público a se manterem engajados com a sua marca permanentemente. Caso algo não dê certo logo no início, reajuste a estratégia e adapte-se ao seu perfil.
A FrameOne entende os desafios da criação de conteúdo, superando-os e destacando-os perante os nossos clientes. Clique aqui e conheça as nossas estratégias para a sua marca: vamos juntos?