Utilização de vídeos para redes sociais: é mais atrativo?
Utilização de vídeos para redes sociais: é mais atrativo?
Os vídeos chamam muito mais a atenção das pessoas do que uma única imagem, não é mesmo? Cada marca e empresa possui a sua própria estratégia com relação ao marketing, mas o fato é que as pessoas estão assistindo mais vídeos do que apenas curtindo fotos bonitas.
Mas, o que os vídeos precisam ter para atrair o público e fidelizar possíveis clientes para a sua marca? Continue a leitura e descubra!
Vídeos que chamam a atenção dos usuários
Por falar em redes sociais, o Instagram possui mais de 99 milhões de pessoas só no Brasil. O Facebook continua sendo o mais acessado, com 116 milhões de contas ativas.
Entre fotos e postagens interativas, essas redes sociais passaram a investir em conteúdos em vídeo, através do IGTV e Reels (Instagram), bem como stories curtos que permitem maior alcance e curtidas do público.
Outras redes sociais como o Tik Tok e Kwai, também têm se mostrado bastante relevantes e presentes entre os usuários quando o assunto é vídeo, afinal, é um conteúdo acessível, interativo e que apresenta diversos temas para o público, fácil de curtir e entender a mensagem apresentada.
Entre jovens e crianças, o Tik Tok e Kwai são as redes sociais consideradas um tanto quanto “descoladas” já que apresentam muitos vídeos de humor e danças que colam na mente do seu público.
Redes sociais em alta x interatividade
Mas, por quê os vídeos geram maior engajamento? Porque são rápidos para assistir, ganham a atenção do público e explicam melhor o conteúdo apresentado.
Enquanto você espera para ser atendido no médico, na fila do banco, escola dos filhos ou no horário de almoço, é possível assistir vários vídeos diferentes, compartilhá-los e descobrir coisas novas no dia a dia.
Uma simples foto engraçada, de comidas deliciosas, casas à venda ou para alugar não se comparam à praticidade de assistir um vídeo com muito mais informações e interatividade com os usuários.
Comportamento dos usuários
Com tanta facilidade e tecnologias na palma das mãos e à distância de um clique, os usuários passaram a procurar por mais informações que os satisfaçam na internet.
Uma foto apenas não vai causar o mesmo efeito que um vídeo sobre um produto, seja curto ou longo. Nesse sentido, as pessoas se tornaram mais seletivas com o conteúdo que recebem, preferindo na maior parte das vezes, acessar os vídeos.
As postagens em fotos perderam espaço na internet?
Não, porém, as grandes marcas e empresas estão mais focadas em adequar a sua estratégia de conteúdo, mesclando fotos e vídeos, ao invés de investir somente em imagens.
Com a ajuda de influenciadores e famosos, um vídeo curto de publicidade alcança um número muito maior de pessoas, já que os usuários terão mais interatividade com o público e levarão aquela postagem muito mais a sério.
Mudanças no marketing e estratégia de conteúdo de empresas e marcas
Mas, é importante mencionar que os vídeos precisam seguir uma linha estratégica para alcançar o efeito desejado. Vídeos amadores, com baixa iluminação, som ruim ou imagem desfocada não atraírão o público, certo?
Um vídeo ideal precisa ter principalmente:
- Roteiro: a equipe de marketing precisa traçar qual é o objetivo do vídeo, para quem ele é destinado, assunto principal, quem irá falar ou serão só imagens?
- Tempo do vídeo: vídeos podem ser curtos ou longos dependendo da estratégia da empresa ou marca;
- Imagens, som e iluminação: com uma gravação de qualidade o vídeo será levado a sério pelas pessoas, além de ganhar o alcance desejado;
- Estratégia: no caso de vídeos profissionais, eles precisam casar com toda a identidade da marca, gerando um conteúdo coerente com o que a empresa acredita. Nesse sentido, é importante definir o objetivo de forma bem clara.
Em vídeos de humor, por exemplo, as pessoas são mais espontâneas, mas isso não quer dizer que o roteiro foi deixado de lado.
Mude com o mundo: seja intencional
Já que as tendências estão em constante evolução, porque não acompanhá-las de maneira estratégica e funcional para a sua empresa?
Milhares de pessoas acessam a internet todos os dias em busca de soluções para os seus problemas, seja para comprar e vender produtos ou simplesmente se divertir no dia a dia. Até mesmo os conteúdos apelativos e sensacionalistas ganharam o seu espaço, afinal, conseguiram atrair a atenção dos usuários.
Para mostrar uma marca para o mundo é preciso encarar a realidade, traçar objetivos claros e contar com empresas que levem essa missão a sério. Não dá para correr o risco de perder possíveis clientes porque a mensagem não foi clara no vídeo ou apresentou conteúdo dúbio.
A FrameOne é um estúdio de criação que utiliza imagens de alta qualidade para passar uma mensagem clara e funcional aos clientes, respeitando o tom de voz da marca, bem como os objetivos do seu negócio.
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