As cores tendências são importantes para o mkt da empresa?
As cores tendências são importantes para o mkt da empresa?
Você sabia que as cores são muito importantes para o marketing da sua empresa? O motivo para isso é que as cores mexem com as emoções, desejos e ações. Com certeza, você mesmo já deve ter comprado ou experimentado algo só por causa da cor.
Esse poder de influenciar é tão forte que há estudos específicos sobre a psicologia das cores. Foi por meio dessas pesquisas que descobriu-se que as marcas quando utilizam as paletas de cores corretamente, aumentam o seu poder de persuasão e as conversões de vendas.
Por despertarem sentimentos, as cores atraem pelo lado emocional. É comum o consumidor comprar algo porque a cor lembrou alguém especial ou um objeto da infância. Até mesmo a escolha das comidas pode ser influenciada pelas cores. Quanto mais colorido, mais vontade de comer. Quando nos referimos a alimentos, podemos dar exemplos de cores comuns em grandes marcas de fast foods famosos, como McDonald ́s e o Burguer King, que adotaram o vermelho e o amarelo para despertar o desejo e a fome do seu público. Outra empresa global que optou por essa combinação foi a Coca-Cola.
Além de escolher a cor correta para a sua marca, é importante também ficar atento às cores tendências. Nos últimos anos, o marketing vem adotando estratégias para usar essas cores em suas peças publicitárias, sites, redes sociais, de forma que consiga chamar a atenção do público.
Essa é uma estratégia de comunicação e Marketing que vem sendo adotada por diversas marcas. Acompanhe esse artigo para saber mais sobre esse tema.
Psicologia das cores: o que é?
Sabemos que nada no marketing é feito por acaso. Tudo é baseado em estudos e experiências. Para que o MKT seja eficiente, é necessário entender como se comporta o consumidor e os motivos que o levam a escolher a marca X em vez da Y. As explicações estão na psicologia.
A psicologia das cores é justamente uma das maneiras de convencer o cliente a adquirir um produto ou serviço por meio das cores. Uma cor pode causar muitos efeitos no cérebro. As tonalidades impactam a percepção, emoções e sentimentos das pessoas. As pessoas se sentem atraídas por um objeto ou um lugar. Esse mecanismo vem dando certo há séculos, mas é preciso entender essa psicologia para aplicar os tons de maneira correta. Caso as cores não sejam bem utilizadas, o resultado é o oposto do que a empresa desejava. Por isso, o conhecimento é necessário.
De acordo com os estudos, os efeitos causados pelas cores na mente das pessoas são universais. Por isso, é necessário saber usar a cor nas entrelinhas. Entretanto, o mau uso das tonalidades em uma campanha publicitária ou projeto de design pode afastar o cliente da marca em vez de aproximá-lo.
Como funciona a psicologia das cores no marketing?
Não existe marketing sem cor. Tudo em uma marca interage com tonalidades, pois elas são as primeiras a chamar a atenção do usuário. Isso é tão verdade que foi confirmado por uma pesquisa realizada pela Universidade de Winnipeg, localizada no Canadá.
De acordo com o levantamento, ao acessar um site, o usuário baseia parte da decisão de continuar ou sair da página nas cores. Essa decisão leva apenas 90 segundos é tão rápida que nem mesmo o usuário percebe. As cores são essenciais para influenciar nas emoções tanto positivas quanto negativas.
Outra pesquisa, desta vez realizada pela Universidade de Kaunas, na Lituânia, mostra a força que as cores exercem sobre os consumidores. Segundo o levantamento, as cores são essenciais para influenciar na decisão de compra, aumentando a eficiência do marketing. Entre os benefícios das cores no marketing estão:
- Construir a singularidade da marca;
- Diferenciar o produto;
- Ampliar a competitiva da marca;
- Fortalecer a relação com o cliente;
- Potencializar as vendas; – reduz o tempo de percepção da espera; – prolonga o tempo gasto na loja;
- Aumentar a vontade do cliente de comprar novamente.
Todas essas vantagens apontadas aqui comprovam que as cores são aliadas das marcas para despertar emoções e interesses nos seus clientes.
Benefícios das cores tendências no MKT
A utilização de tendências de cores no marketing oferece muitos benefícios às marcas de diferentes segmentos. As tonalidades desempenham um papel significativo na forma como uma marca é percebida. Esses tons também são importantes para influenciar na maneira como seus produtos ou serviços são recebidos pelos consumidores.
Conheça algumas razões pelas quais as tendências de cores são importantes no marketing:
- Comunicação de Marca: Parte essencial da identidade visual, as cores transmitem a personalidade, os valores e a mensagem da marca de forma rápida e eficaz.
- Relevância Cultural: As tendências de cores refletem as preferências e a sensibilidade cultural de uma época. Ao adotar cores contemporâneas e relevantes, uma marca pode parecer mais atualizada e alinhada com as expectativas e gostos do público.
- Adaptação a Tendências Visuais: As preferências estéticas e visuais do público estão em constante evolução. Acompanhar as tendências de cores permite que uma marca se mantenha atualizada e relevante, mostrando que está atenta às mudanças culturais e de design.
Além das vantagens que citamos ao longo deste artigo, as cores tendências também ajudam no reconhecimento da marca. Os consumidores identificam a sua marca preferida facilmente, mesmo em meio a uma variedade de opções. Essa familiaridade contribui para a fidelidade do cliente.