Aprenda 4 estratégias simples para vender mais e melhor

Aprenda 4 estratégias simples para vender mais e melhor

Leia o nosso artigo para saber mais sobre o assunto

Toda empresa quer vender, não é verdade? Quanto mais vendas, melhor. Entretanto, isso não é tão fácil. Independentemente do tamanho da sua empresa (pequena, média ou grande), ela precisa dos consumidores para poder lucrar e se manter no mercado.

Por isso, investir em estratégias de vendas é importante para cumprir as metas mensais. O método para atrair consumidores e fidelizá-los envolve investimentos no treinamento de mão de obra, marketing, produtos de qualidade, atendimento de primeira.

Além disso tudo é necessário entender o seu público-alvo e como eles interagem com os produtos, serviços e marcas. Entender o comportamento do cliente é o primeiro passo para incrementar as vendas.

Para que você possa conquistar clientes e, consequentemente, elevar os seus negócios, citaremos aqui algumas estratégias importantes para colocar em prática na sua empresa.

Duas pessoas conversando

Veja as nossas dicas para lucrar

1- Mostre que entende do assunto

Transmitir autoridade sobre o produto ou serviço que empresa oferece é fundamental e passa segurança para quem você está prospectando. Esse é o primeiro passo para a captação de clientes. Ele precisa sentir segurança e perceber que a sua empresa é a única do segmento capaz de atendê-lo de forma satisfatória.

Isso passa pela estratégia de inbound marketing, que atraem o persona por meio de blog, redes sociais, podcasts, e-books, vídeos, entre outros conteúdos.  Muitas empresas se utilizam desse meio para chamar a atenção do consumidor em potencial.

Mas para que essas publicações realmente valham a pena, o vendedor precisa conhecer o seu negócio a fundo, além de conhecer as necessidades e os desejos do seu público. Tenha a resposta e as soluções que o consumidor busca e proporcione ótimas experiência. Além disso, mapeie seus concorrentes.

Outro ponto importantíssimo: saiba por quais canais o seu público se comunica. Esteja nos locais em que ele estiver. Isso é essencial.

Conhecer o concorrente também é muito importante. Melhor ainda é monitorá-lo. Saber o que estão fazendo na comunicação; conhecer os pontos fortes e fracos, conhecer as soluções que oferecem.

2- Tenha empatia

Atualmente, o consumidor não quer mais saber daquelas empresas que só vendem e ponto final. Eles querem viver experiências.  O cliente procura produtos que lhe ofereça soluções no dia a dia, que seja a realização de um sonho. O persona procura empresas que tenham empatia, que se coloquem no lugar do outro para proporcionar grandes experiências.

Essa estratégia vai fazer você criar conexões com o seu cliente, vai conquistar a sua confiança e o seu apreço. Neste momento, é essencial fazer a “escuta ativa”, ou seja, escute o seu cliente. É importante deixá-lo falar e apresentar a solução para aquilo que ele busca.

Mostre para o cliente que você está interessado em resolver o problema dele e que ele pode contar com o seu produto e serviço.

Nunca deixe transparecer para o seu cliente que você precisa fechar a meta do mês. Jamais isso pode ser revelado. Seja o mais discreto e paciente possível. Caso a pessoa perceba a sua ansiedade em fechar negócios, ele pode desistir da ação e não concluir a contratação. Essa dica serve para relações tanto B2B quanto com o consumidor final. Ter esse cuidado é a primeira lição para ter sucesso com as vendas.

Outra coisa que os clientes detestam é quando percebem que o vendedor está lhe empurrando algo mais caro, mesmo sabendo que esse consumidor precisa apenas de algo simples.  Essa maneira de agir afasta o seu consumidor. Dificilmente ele fechará negócio, mesmo sabendo que o seu produto ou serviço é melhor do que da concorrência.

Ou seja, a empresa conseguirá comprometer a experiência do usuário, afastando-o de uma vez por todas.  Portanto, nunca esqueça de praticar a empatia, colocando-se no lugar do consumidor e apresentando para ele o que realmente é necessário para o seu problema naquele momento.

3- Planeje a rotina de trabalho

Se a sua empresa não tiver uma rotina de trabalho, com certeza ela não dará certo. Por isso, planeje todos os passos para que as estratégias de vendas sejam bem-sucedidas. A primeira coisa a fazer é ter uma rotina de trabalho bem organizada.

Porém, isso só acontece se você conseguir estruturar bem o time de vendas e de atendimento ao consumidor.  Uma dica importante é separar a função de cada grupo e deixar isso claro a todos. Isso quer dizer que o mesmo funcionário que prospecta e qualifica os leads não pode ser o mesmo que vende e realiza Follow-up nas etapas do funil de vendas.

Para que tudo dê certo, é necessário ter um bom planejamento do início ao fim. Um negócio dificilmente vai crescer utilizando apenas um funcionário para dar conta de várias funções, ainda que correlatas. A área comercial precisa ter pelo menos duas pessoas para diferentes funções.

4- Faça uso da tecnologia

Para lidar com os leads gerados durante a sua estratégia de vendas, a empresa precisa utilizar a tecnologia a seu favor. Por exemplo, usar um CRM Online é imprescindível para uma gestão eficiente. Por meio dessa ferramenta, a empresa conseguirá criar diversos contatos com quem está interessado no seu produto ou serviço.

Gostou das nossas dicas? Então, coloque-as em prática e tenha muito sucesso.


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