Arquitetura: tendências 2022

Arquitetura: tendências 2022

Tranquilidade e recomeço são as palavras-chaves para o design de interiores de 2022

Em 2022, a arquitetura vem com grandes novidades levando em consideração o contexto pandêmico que vivemos durante dois anos. Nesse contexto, os espaços são repensados para aquelas pessoas que continuam em home office ou para aquelas que, ao se isolarem, buscavam espaços maiores e mais aconchegantes.

A pandemia da Covid-19 fez as pessoas sentirem falta de casas maiores, com quintais. Enquanto no período pré-pandêmico, os brasileiros estavam acostumados a ficarem fora de casa o dia todo por causa do trabalho e dos estudos, durante a crise sanitária, tudo mudou.

Os novos costumes forçados pelo isolamento nos fizeram perceber o quanto precisamos de um lar mais aconchegante, dinâmico e com um espaço reservado para o trabalho.

Mas não é só isso. A distância dos amigos e dos familiares nos trouxe a necessidade de buscarmos novamente essas pessoas. E, nada melhor, que um encontro entre amigos em um ambiente familiar.

Pensando nas nossas necessidades atuais, com uma pandemia mais controlada por causa da vacina (ainda não acabou), a arquitetura no traz com uma de suas tendências conexões entre pessoas e o meio ambiente para inspirar calmaria e serenidade. Afinal, é disso que precisamos no meio de tantas incertezas. 

Recomeço e esperança também são as características principais dessa atual arquitetura. E para desenvolver a atmosfera de bem-estar, confira algumas das tendências 2022.

Cores de 2022

Imagem de da cor Pantone - Very Peri 17-3938

Essa é uma das dicas para 2022 que você vai gostar de conhecer. Por estarem ligadas a percepção, as cores são capazes de influenciar no humor, nas ações e no comportamento de todos que vivem naquele ambiente. Por isso, a escolha da tinta que vai revestir a parede da sua casa, por exemplo, é muito importante.

É muito importante escolher cores que inspiram o bem-estar e a tranquilidade. Para trazer toda a tranquilidade e calmaria para o seu lar a nossa dica são as cores definidas pelas maiores marcas de tintas do Brasil e também na cor Pantone 2022. Para 2022, os especialistas dessas cores escolheram as seguintes tonalidades:

  • Verde Eclipse: É uma cor vibrante, mas também aconchegante. Ao mesmo tempo que traz euforia, consegue tranquilizar. O conceito dessa tonalidade significa recomeço, uma retomada de energias que coloca em foco a saúde física e mental do indivíduo. O verde eclipse também nos remete a natureza.
  • Azul Melodia Suave: Essa é para aqueles que precisam ser otimistas e necessitam de uma boa dose de tranquilidade. Além disso, a tonalidade impulsiona o desejo pela vida ao ar livre. Assim como a verde eclipse, nos desperta o desejo de conexão com a natureza.
  • O Verde Neblina Perene: Essa cor é o recomeço em forma de tonalidade. Nos transmite esperança e de que é possível começar novamente. A tonalidade é muito sutil e sofisticada devido ao fundo cinza que apresenta.
  • O Violeta Very Peri: É uma verdadeira fusão da vida moderna e também transmite as tendências das cores no mundo digital. É algo futurístico que nos fazer olhar para frente.

Cores Neutra

Mas em vez das cores do ano, você prefere as neutras, saiba que há muitas opções e várias maneiras de combiná-las com as cores do ano. Desta forma, você consegue criar uma atmosfera cheia de sensações. Conheça algumas.

Tons neutros quentes

Aqui será utilizadas as cores branco, bege e tons terrosos claros. Para ficar ainda mais bonito, pode combinar a tonalidade com revestimentos e mobiliários. Assim, será possível ter uma composição em tons de madeira, predominando a clara. Para um ambiente confortável experimente uma iluminação quente. A cor também traz a sensação de conforto, acolhimento e descanso físico.

Tons neutros terrosos

Nessa composição, o laranja e a terracota ganham mais destaque quando estão juntas das cores branco e bege. Isso deixa os tons terrosos mais expressivos. Para destacar ainda mais a tonalidade, o ideal é fazer uma composição de mobiliário de madeira mais destacado. O teto com tons mais fortes também daria um charme ao ambiente. Podem ser usados na composição materiais, como a cerâmica e o couro. Quando a ambientação estiver pronta, os moradores terão todo o aconchego que buscam em tempos tão difíceis.

Tons neutros branco

O branco é quem manda nesse ambiente, mas também pode combinar com tons preto, cinza claro e madeira clara. Nessa ambientação a iluminação deve ser branca e natural. O branco é ótimo porque dar uma sensação de paz, tranquilidade e descanso mental.

Como distribuir os ambientes internos

Com a pandemia, as pessoas sentiram a necessidade de ter novos espaços em casa. Isso fez com que alguns ambientes passassem a ser mais valorizados. Para definir e distribuir tanto os ambientes internos quanto os externos, a arquitetura de 2022 criou alguns ambientes para momentos de isolamento.

Confira:

  • Novos espaços: O ambiente reservado apenas para o home office é um dos mais desejados na arquitetura 2022. Muita gente gostou do trabalho remoto e continua na modalidade, por isso, um miniescritório dentro de casa é bem-vindo. Esse espaço pode ser feito em um cômodo separado ou até mesmo integrado ao quarto, sala ou biblioteca.
  • Cantinho do relaxamento: Ótimo lugar para ficar na hora que desejamos apenas paz e sossego. Relaxar um pouco depois do trabalho é uma ótima pedida. Os mobiliários para esse ambiente devem ser confortáveis para proporcionar tranquilidade.

Valorização de espaços

As áreas de convivência de uma casa se tornaram um dos ambientes mais desejados após a crise sanitária que abalou o mundo. Muita gente tem ampliado essa área para poderem passar mais tempo. É o local para conversar, se reunir com os amigos, brincar com os filhos.

O banheiro, o lavabo e closets também ganham decorações mais leves e descontraídos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também