Atendimento 360º, o que é e como aplicar? Tire suas dúvidas sobre o tema

Atendimento 360º, o que é e como aplicar? Tire suas dúvidas sobre o tema

O Atendimento 360º é uma tendência no atendimento ao cliente, que visa um serviço completo que envolva todas as áreas. Nesse sentido, entenda melhor como se aplica esse conceito e como ele pode melhorar os resultados da empresa.

Atendimento 360º: o que é?

Neste conceito, as ações da empresa se voltam para a ganhar a confiança do cliente. Por isso, todas as áreas têm que estar ligadas para agir em harmonia. Para tanto, é preciso conhecer o perfil de quem compra, o que pode ser feito por meio de dados como:

  • Hábitos de consumo;
  • Dados demográficos, ou seja, perfil de idade, gênero, e tipo de ocupação;
  • Avaliações, que podem indicar os pontos que precisam de melhorias.

Com esses dados, dá para definir e corrigir o fluxo de trabalho para chegar a um serviço de alto nível. Portanto, além de captar as informações é preciso interpretar e usar de forma estratégica.

Pós-venda

Ao seguir esse conceito, o foco não está apenas no momento que o cliente adquire um item, mas também depois da compra. Isso porque, o pós-venda tem papel essencial para fidelizar e criar uma relação de confiança com o consumidor.

Foto: O Atendimento 360º visa proporcionar um atendimento integrado ao cliente para maior satisfação

Pilares do Atendimento 360º

Na aplicação do Atendimento 360º alguns pontos são cruciais para ter uma estratégia bem sucedida. Desse modo, confira a seguir as principais bases para pôr em prática essa ferramenta.

Organização

Fora os dados captados dos clientes, que devem ser mantidos de forma ordenada, o mesmo se aplica às tarefas. Por isso, as equipes devem alinhar suas funções e cumprir com o que foi planejado.

Planejamento

Esse ponto trata das metas, bem como ter um programa para atingir o que foi fixado. Afinal, ter um objetivo bem definido é o primeiro ponto, mas requer também um passo a passo bem definido para alcançá-lo.

Gestão

Para os líderes, colocar em ação o Atendimento 360º é uma tarefa que exige analisar os números e fazer ajustes. Ainda, cabe a eles ver o como se sai a equipe e manter todos alinhados para atingir as metas definidas.

Controle

Acompanhar como evolui a estratégia, por meio dos números pode ter um efeito positivo sobre a equipe. Além disso, permite agir de forma ágil para corrigir problemas e assim identificar pontos críticos na operação.

Como implementar o Atendimento 360º?

Para pôr esse conceito em prática, um dos pontos essenciais é ter uma conversa efetiva entre as equipes. Por exemplo, o serviço de suporte pode enviar à área técnica os problemas mais comuns para análise e correção.

Alinhar os setores é vital para que a empresa atue como uma máquina, em que todas as peças trabalham de forma integrada. Além disso, analisar os dados e interpretar os resultados ajuda a definir os caminhos a seguir.

Cultura da empresa

Outro ponto essencial para uma estratégia de sucesso é que todos tenham foco no mesmo objetivo. Por isso, inserir nas equipes a cultura de colocar o cliente em primeiro lugar faz toda a diferença, pois são eles que colocam em ação o plano.

Vantagens para a empresa

O Atendimento 360º é benéfico para as empresas, pois permite conhecer a fundo todos os segmentos da operação. Além disso, confira mais alguns pontos positivos em aplicar esse conceito:

  • Maior interação com os clientes;
  • Economia, uma vez que as ações são mais assertivas e reduzem tempo;
  • Melhoria da conversa entre as equipes;
  • Aumento da satisfação do cliente;
  • Correção de falhas de forma ágil;
  • Insights para aprimorar o serviço.

Com tudo isso, a empresa ganha eficiência, o que reflete na imagem perante os clientes. Afinal, além de adquirir um produto ou serviço, cada vez mais o que se valoriza é a experiência de consumo.

Benefícios para o consumidor

Do ponto de vista do cliente, um Atendimento 360º gera uma melhor experiência. Desse modo, confira de que formas esse conceito melhora a percepção por parte de quem consome o produto ou serviço:

  • Suporte mais eficaz;
  • Empresa pode prever itens de interesse do cliente com base em seu perfil;
  • Atendimento personalizado;
  • Uso do feedback do cliente para melhorar o serviço;
  • Investimento em recursos que facilitem a jornada de consumo.

Para o cliente esses diferenciais pesam na hora de optar por comprar de uma ou outra empresa. Afinal, todos querem ter um bom serviço, bem como a garantia de poder contar com o auxílio em caso de problemas.

Desafios do Atendimento 360º

Para colocar essa estratégia em ação na empresa é preciso superar alguns desafios comuns. Um dos principais pontos é conseguir engajar os empregados sobre a importância de ter o foco no cliente.

Essa mudança de mindset é essencial para que todos atuem em conjunto com foco no objetivo. Desse modo, incentivar a cooperação entre as equipes é essencial, pois apenas assim a empresa poderá ter um fluxo que funcione.

Alinhamento

Para que tudo flua de forma correta, ter uma conversa clara é a chave. Então, os líderes têm que manter o diálogo para que tudo funcione bem. Afinal, por exemplo, ao dar um prazo para o cliente, é preciso que este seja viável para a equipe que vai fazer o serviço.

Com isso, a empresa evita problemas com falta de entregas ou serviços com defeito. Por isso, todos os que atuam no fluxo devem saber como funciona a operação, ainda que não seja sua atribuição.

Por que aderir ao Atendimento 360º?

Quem busca se diferenciar em um mercado concorrido, precisa pensar em fidelizar o cliente. Nesse sentido, o Atendimento 360º tem papel importante para alcançar esse objetivo, já que o foco é no destinatário do produto.

Isso requer um poder de escuta, para saber do cliente aquilo que precisa de melhoria. Desse modo, é possível ter um autoconhecimento sobre a operação e os gargalos que podem gerar problemas futuros.

Percepção de valor

Esse tipo de atendimento, além de deixar mais fácil a definição de metas para a empresa, ainda melhora a imagem perante o público. Afinal, o cliente se sente valorizado ao ver que um feedback seu foi levado em conta.

Logo, essa é uma tendência que além de melhorar os resultados ainda reduz custos, pois direciona os esforços de forma consciente. Então, é preciso planejamento para poder iniciar a mudança e começar a mudar a forma de atender.


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