Conheça o Outreach Marketing: estratégia para aumentar o alcance de uma marca

Conheça o Outreach Marketing: estratégia para aumentar o alcance de uma marca

Investir no Outreach Marketing é o que muitos negócios, grandes ou pequenos fazem, a fim de aumentar seu número de leads. Nessa estratégia, os influenciadores digitais exercem um papel crucial. Portanto, saiba o que é e como aplicar isso na sua empresa.

O que é Outreach Marketing?

É uma das estratégias do marketing digital que visa atrair possíveis clientes para uma empresa. Isso acontece por meio da parceria entre um influenciador e a organização interessada em aumentar suas vendas, alcance e autoridade no mercado.

Quando alguém possui audiência online, isto é, pessoas que o acompanham nas redes sociais, ela pode usar esses canais de comunicação para vender um produto. Assim, esse item não precisa ser dele, pode ser de um outro influencer ou de uma empresa.

Influência

Os influencers são pessoas que trabalham com a interação nos canais online, em geral. Desse modo, atuam com o diálogo mais próximo de seus seguidores e exercem certa influência ao:

  • Indicar produtos;
  • Falar bem de uma marca ou pessoa;
  • Compartilhar seus valores pessoais, políticos e de estilo de vida.

É importante destacar que não há apenas uma categoria de influenciadores e nem todos são ideais para o seu negócio. Portanto, é essencial que a empresa já conheça o seu próprio público, a fim de conseguir parcerias com quem tenha interesses em comum.

Imagem de influencers apresentando paleta de sombras para seguidores.
Os influencers têm um grande apelo com o público, o que pode aumentar os seus leads.

Quais são os objetivos do Marketing de Influência?

No Outreach Marketing, o influencer atua como uma ponte entre o seu público e a empresa que está apoiando. Então, todas as ações que ele pode realizar com a sua presença online têm os seguintes objetivos:

  • Ampliar o número de pessoas que conhecem a marca;
  • Inspirar confiança sobre os produtos ou serviços que o negócio oferta;
  • Conquistar e reter clientes.

Alcançar mais pessoas

Quando um famoso fala sobre qualquer tema, boa parte de seus seguidores podem ver e interagir com esse conteúdo. Desse modo, é uma maneira de as marcas chegarem a um novo público no meio digital por meio de:

  • Posts;
  • Stories;
  • Menções em publicações.

Gerar confiança para a marca

Os influencers, em geral, mantêm um diálogo próximo e constante com seus seguidores, o que os torna alguém confiável diante deles. Assim, testar e mostrar um produto ou serviço, gera mais segurança em uma possível compra.

Conquistar clientes

Esse é o objetivo final de aplicar o Outreach Marketing. Portanto, além de atrair mais clientes, esse tipo de estratégia também visa manter aqueles que já possui. Por isso, é preciso buscar pessoas influentes que tenham a ver com os valores da marca.

Saiba como definir o influenciador ideal para a sua empresa

A escolha por alguém que apresente os seus produtos, a fim criar leads e possíveis clientes, não deve ser feita com base em números. Aliás, esse é um dos últimos pontos a se analisar quando se pensa nesse tipo de contato.

Nesse sentido, além de não atingir a persona certa, os clientes antigos do negócio ficarão confusos. Em resumo, deve-se considerar os seguintes critérios antes de iniciar uma parceria:

  • Nicho em que o influencer atua;
  • Frequência de postagens e interação com seus followers;
  • Relação entre o número de seguidores e o engajamento;
  • Popularidade.

É importante levar em conta que essa pessoa não vai fazer uma venda direta, mas sim usar e recomendar um produto ou serviço para o público que o acompanha. Portanto, a escolha ideal precisa ser alguém que tenha alguma relevância para o setor em que a empresa atua.

Número de seguidores

Diferente do que se pode pensar, o influencer ideal para um negócio não é o que tem mais seguidores. Na verdade, a empresa deve propor uma parceria para alguém que ela tenha condições de oferecer serviços especiais, ou seja, uma proposta vantajosa para ambos.

Engajamento

Curtidas, comentários, respostas a enquetes e stories são formas de avaliar o engajamento. Portanto, o percentual de seguidores que faz isso indica o poder de influência que o dono do perfil ou página possui.

Formas de iniciar uma parceria

Depois de entender qual é o perfil mais adequado para falar com a persona do seu produto, o próximo passo é iniciar uma rede de contatos. Assim, é importante participar de eventos online ou presenciais em que essas pessoas estejam.

Outros pontos cruciais para conseguir isso são:

  • Acompanhar as redes sociais, a fim de ver quais são as formas de contato;
  • Enviar mensagens atrativas via direct e e-mail;
  • Mostrar como o seu negócio pode contribuir para o influencer;
  • Oferecer benefícios exclusivos.

Proposta vantajosa para ambos

Ao buscar uma pessoa influente na cidade ou região para uma parceria, é essencial que ela seja boa para ambos. Então, diálogo e flexibilidade são pontos para se levar em conta.

Vantagens de investir no Marketing de Influência

Não por acaso essa estratégia já está em uso há muito tempo, pois funciona por meio de um hábito comum no dia a dia, a indicação. Desse modo, as principais vantagens que o negócio pode ter ao investir nela são:

  • O seu número de leads cresce;
  • Alcance e confiança da marca também aumentam;
  • Possui um valor acessível.

Mais leads

Leads são pessoas que podem se tornar clientes um dia, as quais o influencer tem contato direto. Assim, há mais chances de aumentar as vendas, obter retorno financeiro e expandir a empresa.

Aumenta o alcance e confiança da marca

O público da pessoa influente é mais qualificado, pois já acompanha alguém que fala sobre o tipo de produto que a sua empresa vende. Portanto, há mais chances de fazer uma compra, porque um indivíduo em quem ele confia testou, mostrou e recomendou o objeto.

Fora isso, o negócio também cresce em:

  • Redes sociais;
  • Blogs;
  • Canais de comunicação.

Menor custo

Negócios grandes, médios ou pequenos podem investir nesse tipo de acordo. Basta procurar alguém que se adeque ao setor e orçamento. Então, pequenas empresas podem buscar alguém influente na cidade ou região, por exemplo.

Quais negócios podem usar estratégia de Outreach Marketing?

Criar pontes com possíveis clientes por meio da influência de outras pessoas é uma estratégia acessível a qualquer negócio. Além disso, fazer isso é possível em qualquer setor, basta saber quem pode indicar o produto de forma coerente com a empresa.

Alguns exemplos de pessoas influentes são:

  • Especialistas no tema;
  • Autoridades;
  • Quem atua em nichos relacionados.

Diante de tudo isso, empresas que desejam crescer no mercado precisam levar essa opção em conta como estratégia. Portanto, pesquisar e criar uma rede de contatos são os primeiros passos para aplicar o Outreach Marketing.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também