O curso do Sebrae é destinado a todos os microempreendedores individuais e ensina a importância das ações de Marketing Digital para os negócios. Nele, os estudantes vão aprender planejar as estratégias e os principais canais de comunicação e vendas pela internet.
É fato, além da sua profissão, você precisa conhecer um pouco de marketing digital
Por Agência Clave em 27 de junho de 2023
Cursos para evoluir suas habilidades em marketing
A presença digital é muito importante para qualquer empresa
Você sabia que para ter sucesso nos seus negócios, o marketing digital é muito importante? Entretanto, para que as estratégias deem certo é muito bom que o empresário ou o profissional também conheçam o funcionamento e a dinâmica do marketing digital.
As estratégias têm como objetivo melhorar o desempenho da marca diante dos seus consumidores e, assim, atrair novos clientes e aumentar o lucro. O planejamento estratégico é primordial para qualquer empresa e prestadores de serviços. Isso porque, atualmente, não basta ser bom no que faz, é preciso estar nas redes, na internet, de forma geral, e seguir as etapas para conquistar o consumidor.
Independentemente de qual seja o seu negócio e a sua profissão, você também precisa conhecer alguns conceitos de marketing digital e as suas principais ferramentas. Isso é importante até mesmo no momento de contratar uma agência especializada. Desta forma, saberá explicar o que deseja e poderá entender os relatórios de resultados facilmente.
Para saber mais sobre MKT Digital, não é necessário ficar quatro anos em uma faculdade ou fazer pós-graduação. Quem tiver interesse é só procurar os cursos livres disponíveis na internet e em instituições de ensino. O melhor é que é possível fazer essa formação gratuitamente e com muita qualidade. Geralmente, os conteúdos encontrados nas aulas se referem a temas como SEO, E-mail Marketing, Facebook Ads, Google Ads e muitas outras estratégias.
Neste artigo, você vai saber um pouco mais sobre o MKT Digital e os cursos que podem ser feitos para entender sobre as estratégias.
Marketing Digital é a mesma coisa que o Marketing Convencional?
São a mesma coisa, apenas se fundiram. No entanto, continuam com a mesma base teórica de mais de 30 anos!
O mundo atual não consegue se imaginar sem internet. Por isso, quem não está nas redes, não existe. Isso não é um exagero, é a mais pura verdade. Essa realidade atinge principalmente as empresas.
Tudo deve estar dentro do universo online, porque é lá que o seu possível consumidor está à procura de informações sobre serviços que a sua empresa oferece. Se ele não te encontra, provavelmente vai entrar em contato com o seu concorrente.
Além disso, promover a sua marca, produto e serviço na internet é muito mais fácil e econômico e com o resultado bem melhor do que em outras mídias. Claro que a publicidade offline ainda vale a pena, mas acompanhada de uma boa estratégia digital, o alcance será bem maior e mais eficaz.
Levando em consideração tudo isso, o marketing digital nada mais é que uma ferramenta fundamental para criar relações duradouras com o consumidor. Afinal, a internet está cada dia mais presente na vida e no cotidiano das pessoas e não se fazer presente neste mundo é jogar oportunidades fora.
O MKT Digital pode influenciar o comportamento do consumidor, favorecendo o crescimento da sua empresa. Por isso, para transmitir uma imagem positiva do seu negócio, aprenda como aplicar as estratégias digitais e como utilizar os canais de comunicação a seu favor.
Investir no marketing digital é uma maneira de fortalecer as relações de negócios não apenas com consumidores, mas com fornecedores e parceiros. Ademais, o ambiente digital proporciona novas oportunidades para o fortalecimento do ambiente empresarial.
Por que investir em MKT?
Como já explicamos aqui, o marketing digital traz muitas vantagens para as empresas que aplicam corretamente as estratégias.
Entre as vantagens do MKT estão:
• Alcance Global;
• Interatividade;
• Métricas;
• Resultados em tempo real;
• Maior visibilidade;
• Custo-benefício;
• Maior segmentação;
• Conquista e fidelização de clientes.
Conheça cada um desses benefícios
Alcance global: Isso quer dizer que pessoas de qualquer lugar do mundo podem ter acesso a sua marca. Isso permite que a sua marca possa alcançar vários públicos em diferentes regiões, independentemente do tamanho da sua empresa.
Interatividade: A interação com o cliente é favorecida nos meios digitais, permitindo um relacionamento mais duradouro com os consumidores, além de ser mais direta. Desta forma, o seu público sente-se mais próximo da marca e se identifica com ela.
Métricas: Por meio das métricas, é possível entender melhor o comportamento do consumidor. Além disso, é possível identificar em qual momento da jornada de compras está o consumidor. As métricas também são utilizadas para identificar quais ações atraem mais o público e quais se convertem em vendas, além de mostrar aquelas que precisam de ajustes.
Resultados em tempo real: Assim que postado, o conteúdo começa a provocar as mais diversas reações no público. Ou seja, é possível acompanhar em tempo real os comentários, opiniões e toda sua repercussão, facilitando na coleta de informações sobre o engajamento e outros dados importantes.
Maior visibilidade: A presença digital é muito importante para a sua empresa. Sem isso, ela praticamente não existe. Estar ativo nas redes aumenta a visibilidade do seu negócio e ajuda a tornar a sua marca conhecida. Isso é ótimo porque aumenta a credibilidade da sua marca e também a autoridade empresarial no seu nicho.
Custo-benefício: Promover o seu negócio na internet é mais barato do que nas mídias tradicionais (TV, Rádio, Jornais…). Hoje em dia, os recursos das redes sociais, Google Ads e outros tipos de anúncios possibilitam divulgar o seu negócio com valores bem mais baixos e com a vantagem de alcançar muito mais pessoas.
Maior segmentação: O marketing digital possibilita segmentar o público, direcionando a comunicação para os consumidores que realmente buscam pelo seu produto e serviço.
Fidelização de clientes: Quando as estratégias são aplicadas de maneira correta, com conteúdos de qualidade, a empresa consegue conquistar o maior número de consumidores. Além disso, fideliza os clientes, fortalecendo ainda mais o seu negócio.
Cursos para evoluir suas habilidades em marketing
Você não precisa ser da área de comunicação para aprender as técnicas de marketing, basta apenas ter interesse. Qualquer pessoa pode aprender mkt digital e ter noção de como aplicar as estratégias é importante para qualquer negócio.
Se você deseja saber um pouco mais sobre marketing digital, destacamos aqui 3 cursos para iniciar esse aprendizado:
Marketing Digital (Coursera)
É organizado pela Universidade São Paulo (USP) para ensinar MKT Digital a todos os iniciantes. São ensinadas técnicas SEO, Facebook ADS, Growth Hacks.
Marketing Digital para Iniciantes (Udemy)
Se você não tem ideia de por onde começar a estudar marketing, este curso, talvez, seja o mais indicado. Nesta plataforma você encontrará outros cursos de MKT disponíveis e opções gratuitas e pagas. Esse para iniciantes aborda o conceito de jornada de compra, tráfego pago, SEO, métricas, dentre outros.
Marketing Digital: Planejar para vender pela Internet (Sebrae)
Com o código pixel instalado, agora o seu papel é criar conteúdos de qualidade e relevantes para o seu público. Isso vai atraí-lo às suas redes e aumentar o seu engajamento. Invista em Reels, fotos e vídeos gerais que chamem a atenção do cliente.
São esses conteúdos que vão levar o público a clicar na postagem, sendo direcionado diretamente ao site. É a partir daí que o Pixel começa a monitorar o usuário e te ajudar nas estratégias.