O que é considerado muito texto nas imagens segundo o Facebook Ads?
Por Agência Clave em 26 de junho de 2023
Como funcionava a regra de 20% de texto?
No começo, qualquer anúncio com mais de 20% de texto em sua imagem era reprovado. Isso acontecia porque o Facebook havia descoberto que imagens com menos textos apresentavam resultados melhores.
Com o tempo, no entanto, a regra mudou e a empresa decidiu apenas aplicar advertências. Essas punições eram de acordo com a quantidade de texto presente, assim, eram classificadas em:
- Texto de imagem baixa;
- Imagem média;
- Texto de imagem alta.
As imagens podiam passar dos 20% de texto, mas, recebiam essas advertências. Isso significava que esses anúncios tinham o alcance reduzido, contudo, ainda veiculavam.
Para a punição de texto de imagem baixa, o alcance apenas era menor. Na média, já seria muito abaixo do normal, enquanto na alta podia nem veicular. Por isso a regra era tão temida e devia ser seguida por todos, além de ter sido aplicada também no Instagram.
Como checar se o anúncio estava adequado?
O text overlay era a ferramenta usada para fazer a checagem da porcentagem de texto. Por ser uma rede social usada por muitas pessoas, era preciso que as empresas soubessem que seus anúncios estavam corretos para, então, alcançar grande público.
O text overlay
Pensando nessa situação, o próprio Facebook criou uma ferramenta para fazer essa medição. O text overlay funcionava para te dizer a porcentagem de texto sobre a imagem. Contudo, era avisado que o cálculo podia não ser 100% correto.
Estava dentro do Facebook e dizia se a imagem estaria boa ou não. Na checagem, também constava qual punição poderia receber, se estivesse acima de 20%. Como a regra não existe mais, a ferramenta também foi deixada de lado.
Quais eram as exceções?
Com o tempo, a empresa percebeu que nem todas as imagens podiam ter pouco texto. Assim, começou a ser menos rígida com a regra e foi estabelecida algumas exceções:
- Cartazes para eventos;
- Imagens de produtos completo;
- Capas de livros e álbuns;
- Prints de aplicativos e de jogos.
Infográficos, imagens de desenhos e quadrinhos e textos legais também eram exceções. Nesses casos, as aprovações ocorriam de forma automática, sem precisar passar pela verificação.
Importância de se prestar atenção em cada detalhe
Algumas coisas são necessárias em um anúncio, mas, não significa que serão exceção. Dessa maneira, é sempre preciso prestar atenção no tamanho dos textos nos tipos da lista abaixo:
- Logotipos;
- Marca d’água;
- Números.
Apenas logotipos em formato de texto se encaixam na regra. Contudo, qualquer marca d’água vai ser vista como texto, mesmo que obrigatória.
Formas de anúncios analisadas
Não eram só as imagens sozinhas que passavam pela análise do Facebook. Assim, os anúncios em carrossel também iam no processo para se encaixar na regra. Como também, as miniaturas dos vídeos precisam se adequar a norma da rede social.
Anúncios em carrossel
Todas as imagens de um anúncio em carrossel no Facebook eram analisadas. Dessa forma, era preciso que não apenas a primeira estivesse de acordo com a norma. No entanto, todas as imagens seguintes deveriam ter menos de 20% de texto.
Anúncios em vídeo
Já para os anúncios em vídeos, não era o vídeo completo que passava pela análise. Mas, apenas a miniatura que fosse escolhida para ele. Assim, o cuidado devia ser feito ao escolher a imagem para essa função.
O que mudou?
Desde 2020 a regra dos 20% de texto na imagem não é mais aplicada. Desse modo, a punição aplicada que reduzia o alcance do post não existe mais. Entretanto, o Facebook, agora Meta, ainda recomenda o uso de pouco texto.
Segundo a empresa, isso se deve a pesquisas que mostram que imagens com menos de 20% de texto possuem melhor performance e, por isso, são mais indicadas. No entanto, agora cada marca fica livre para escolher seguir a recomendação ou não.
Por que mudou?
A empresa nunca justificou a mudança, mas, a regra era motivo de conflitos. Assim, é possível que o Facebook estava apenas atendendo pedidos de seus usuários. No entanto, alguns acham que alguma pesquisa deles mostrou que seria melhor mudar esse cenário.
Dicas de como evitar o excesso de textos
Mesmo não sendo mais diretriz, é importante ter menos de 20% de texto nas imagens. Pesquisas do Meta afirmam que, ao seguir essa regra, você terá melhor desempenho. Assim, é necessário saber formas de manter a imagem boa, mas, informar o que precisa.
Fontes menores
Reduza as fontes usadas em seus textos, dessa forma, eles irão ocupar menos espaço. Texto muito pequeno também não é o ideal, então, procure um tamanho adequado. No mesmo sentido, diminua o comprimento das frases que estão na imagem.
Texto do corpo
Escreva a maior parte de seu texto no corpo do post. Com isso, a sua informação ainda vai estar presente, mas, não na imagem. Dessa forma, você consegue manter essa última atraente para os usuários.
Carrossel de imagens
Outra opção é o uso de carrossel de imagens, assim, você pode dividir o que será escrito. Mas, lembre-se de que a regra deve ser aplicada em todas as fotos usadas. Por isso, tenha certeza que em nenhuma delas o texto vai passar de 20%.
Por que continuar aplicando essa regra?
O desempenho de seu anúncio é melhor quando a imagem possui pouco texto. É o que dizem as pesquisas feitas no assunto, incluindo a do Facebook. Isso, pois, elas se tornam mais atraentes para o público e trazem mais engajamento para sua marca.
Essa regra é aplicada de forma geral, mas, pode não ser usada para todos os setores que fazem o uso de anúncio por imagens ou artes gráficas. Por isso, as exceções nas diretrizes do Facebook eram aplicadas para alguns casos.
Saiba como são os melhores anúncios para o seu segmento para fazer a escolha certa. Assim, fica mais fácil falar com seu público-alvo e ganhar destaque no mundo virtual, mesmo diante de tanta concorrência.