Sem mistério: redes sociais
Sem mistério: redes sociais
Uma dúvida frequente entre empreendedores é como fazer uso das redes sociais para impulsionar seus negócios. A importância de estar presente nas plataformas digitais é evidente, mas, nem todos sabem como utilizar os recursos delas para alcançar seus objetivos comerciais.
E você? Sabe quais os canais que mais combinam com os produtos e serviços que você tem a oferecer? Conhece os tipos de conteúdo que dialogam melhor com o seu público nas redes?
Caso você esteja precisando saber mais sobre esse assunto, continue a leitura de nosso artigo. Aqui, você encontrará orientações que te ajudarão a escolher as redes sociais mais adequadas e os formatos de postagem mais eficientes para engajar e expandir suas vendas. Confira!
Primeiro, entenda qual a plataforma ideal para o seu negócio
Antes de criar conteúdo para o marketing do seu negócio, é preciso saber qual o formato correto. E isso só pode ser definido depois de escolhida a plataforma.
Para te ajudar a descobrir qual a rede social que melhor atende às necessidades da sua empresa, listamos as principais delas. Ao divulgar sua marca, você pode optar por redes sociais como:
- Facebook;
- LinkedIn;
- Instagram;
- Pinterest.
Essas são as mais populares entre as plataformas disponíveis atualmente para a interação e veiculação de conteúdo.
Nos tópicos a seguir, faremos uma breve apresentação de cada uma dessas redes, indicando os principais perfis de usuários presentes nelas e explicando o tipo de divulgação que elas permitem. Com isso, você obtém as informações de que precisa para escolher o local certo para divulgar sua marca e se manter em contato com seu público. Vamos lá?
A rede tem público bastante variado, porém, a maioria dos usuários é composta por jovens adultos, com idade entre 18 e 34 anos.
O Facebook é uma das opções mais versáteis no que diz respeito aos formatos de conteúdo. Aqui, suas postagens assumem o formato que você preferir (apenas texto, apenas imagem, mescla de imagens, vídeos e texto, entre outras possibilidades). Outro recurso interessante da plataforma é a possibilidade de criar uma página para a sua empresa, ao invés de cadastrá-la na rede com um perfil.
Por se tratar de uma plataforma profissional, o LinkedIn tem seu público composto principalmente por empresas, empreendedores, recrutadores, universitários e profissionais em busca de emprego.
Essa é a rede social dos negócios. É a ela que os profissionais recorrem para apresentar suas carreiras e angariar boas colocações no mercado. O LinkedIn é excelente para divulgar vagas de trabalho, oferecer serviços, entre outras possibilidades. O formato mais potente nessa plataforma é o dos conteúdos textuais.
O Instagram é uma rede bastante popular, que conta com público variado. Pesquisas indicam que a maior parcela dos usuários tem idade entre 18 e 24 anos, estando em segundo lugar o grupo da faixa de 25 a 34 anos.
O Instagram é uma plataforma prioritariamente visual. Daí o design adotado pelo logo do aplicativo, que remete a uma câmera, sendo esse um convite para que os usuários registrem momentos de suas vidas e os compartilhem na rede. É, sim, possível utilizar textos, mas, eles estão sempre em segundo plano, servindo como legendas para as imagens ou vídeos postados.
Aqui, o impacto visual é determinante para atrair novos seguidores e estimular o engajamento daqueles que já acompanham o perfil da sua marca.
Fazem parte do público principal do Pinterest pessoas com idade entre 18 e 34 anos, a maioria delas com pelo menos um filho. Nessa plataforma, os usuários estão em busca de ideias, sejam elas de moda, decoração, artesanato ou outras possibilidades. Também é o local onde as pessoas buscam explorar seus temas favoritos.
Ou seja, aqui é o local perfeito para empresas que têm suas características valorizadas através de fotos e outros tipos de imagem. A plataforma também admite vídeos, o que é ótimo para obter mais engajamento.
Melhor tipo de postagem para o seu público
Agora que você já conhece melhor as redes sociais de maior popularidade, resta a dúvida de que tipo de conteúdo postar. Como vimos, os padrões de cada uma dessas plataformas já direcionam bastante o tipo de conteúdo. Há as que focam na oferta de vídeos, as que só apresentam imagens, as que permitem escolher entre imagens estáticas ou vídeos, as exclusivamente textuais e as que comportam todos esses tipos.
Abordaremos, de modo breve, cada um desses formatos. Assim, você poderá obter as dicas de que precisa para que sua marca tenha uma boa presença nas mídias digitais.
Se o trabalho da sua empresa ganha maior destaque através de conteúdos visuais, você, provavelmente, escolheu plataformas como o Instagram. Nela, tanto os formatos de imagem quanto de vídeo são viáveis. Há casos em que o ideal é oferecer imagens estáticas, em que o público possa captar as informações necessárias de modo conciso e rápido. Entretanto, utilizar vídeos nessa rede é altamente recomendável. O algoritmo do Instagram entende que vídeos geram maior tempo de permanência dos usuários e maior engajamento (fatores muito valorizados pela plataforma). Dessa forma, conteúdos em vídeo ganham maior alcance.
Para o Pinterest, por exemplo, vale a pena investir na qualidade das imagens. Recursos como o uso de cenários projetados para evidenciar as qualidades de um produto são muito bem-vindos nessa plataforma. Portanto, recomendamos que você busque o apoio de equipes especializadas em design ou estúdios de criação de imagens para produtos e ambientes. Profissionais dessas áreas podem te ajudar a cativar seu público de forma sensorial, transmitindo as sensações que melhor expressam os benefícios que seu trabalho pode proporcionar aos clientes.
Agora, se o seu ramo está mais ligado a soluções que precisam ser explicadas através de textos, o lugar da sua empresa no mundo digital talvez seja o LinkedIn ou o Facebook. Essa é a hora de contar com o suporte da sua agência preferida de marketing de conteúdo, pois é disso que você e sua empresa irão precisar para se destacar nessas plataformas. De modo geral, o ideal é buscar produzir textos dinâmicos, não muito longos, capazes de oferecer informações ou reflexões relevantes para o seu público. Assim, você pode conquistar o respeito das pessoas, elevando a notoriedade da sua marca. Isso, a médio prazo, tende a gerar uma boa taxa de conversão de seguidores em clientes.
São essas as instruções mais relevantes para que você possa gerir bem as redes sociais da sua empresa. Com elas, você garante uma presença positiva na sua marca no meio digital e viabiliza o crescimento dos seus negócios.