A importância do pós-venda para qualquer negócio

Por Agência Clave em 27 de junho de 2023

Aplique o pós-venda no seu negócio e cresça de maneira sustentável

 

Qualquer empresa que pensa no crescimento do seu negócio precisa investir no pós-venda logo depois que o cliente compra ou adquire um produto. É nessa etapa que a fidelização do cliente acontece.

 

Com um trabalho bem feito, o consumidor pode decidir em continuar com a sua empresa. Mas caso isso não aconteça, ele escolherá a concorrência. Aproveite esse momento porque é depois de comprar que o cliente conhece de fato a empresa que lhe atendeu naquele momento.

 

Assim como a prospecção, o pós-venda desempenha um papel importante para a empresa, pois um cliente conquistado, é, de fato, um ganho para qualquer negócio. Faça de tudo para manter o seu cliente fiel, se quiser continuar crescendo. Independentemente do tamanho do seu negócio, ter um público cativo é certeza de lucratividade, já que ele ou ela vai continuar usufruindo do seu negócio de forma prolongada, sempre que precisar.

 

Veja aqui as nossas dicas para encantar os seus clientes desde o início do processo de compra até a finalização.

Você sabe o que é pós-venda?

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O processo é todo atendimento feito ao cliente sempre depois de uma venda ou de um serviço contratado. Isso gera novos negócios, novas oportunidades. Muitas vezes, o seu cliente pode também indicar o seu atendimento aos familiares, amigos e parentes simplesmente por terem gostado.

Esse tipo de indicação é muito boa e de baixo custo. Isso porque a sua empresa não precisou investir em estratégias de atração para conseguir mais consumidores. O seu próprio cliente levou-os até você.

 

Por esse motivo, é sempre importante pensar no pós-venda, porque além de reter e fidelizar, os seus clientes recomendam outras pessoas a conhecerem a sua marca e o seu atendimento. Se esses também gostarem, a sua empresa terá ampliado o número de clientes. A depender do seu trabalho, esses voltarão a comprar com frequência e serão fiéis à marca.  

 

Claro que nem todas as empresas encontrarão facilidade na hora do pós-vendas. Por exemplo, é muito mais difícil executar um plano de pós-venda em uma empresa com produtos ou serviços que podem ser utilizados por um longo período, do que um negócio que as pessoas usam o produto com uma certa periodicidade.

 

Para qualquer um dos dois tipos, construir uma estratégia de pós-venda eficiente torna a relação entre empresa e consumidor duradoura e cheia de confiança. Outra dica importante: Nunca! Despreze um consumidor e faça sempre o trabalho de fidelização após o cliente fechar a venda.

 

Desta maneira, você estará dando o primeiro passo para a lucratividade dos vários tipos de consumidores.

Por que investir em pós-venda?

Assim como outras etapas do processo comercial, o pós-venda é essencial para o fortalecimento empresarial. Manter os clientes é tão ou mais importante que conquistar novos.

Quais os principais critérios na hora de escolher um fornecedor?

Alguns pontos são essenciais para se observar, seja qual for o tipo de fornecedor que vai contratar. Então, confira abaixo a lista com os itens mais básicos:

 

Se o consumidor não tiver boa experiência de compra com o seu negócio, tudo vai por água abaixo. Isso porque além de não retornar aos seus serviços, o consumidor pode avaliar mal a sua empresa.

 

O momento depois da compra é tão importante que o pai do marketing, Philip Kotler, disse o seguinte: “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. 

 

Nessa frase, Kotler reconheceu o poder de trabalhar os pós-venda para garantir a manutenção do relacionamento, além de aumentar a fidelização.

Números do Brasil

De acordo com uma pesquisa da FecomercioSP de 2019, um número chamou a atenção: 85% das empresas nunca apostaram no pós-venda.  Outro dado surpreendente é que 70% não fazem uso do cadastro dos seus clientes. Já 94% nunca usaram a tecnologia digitais para monitorar os consumidores que compraram na sua empresa.

 

Segundo o levantamento, o cliente sempre retorna a um estabelecimento comercial em que esteve e 71% dos brasileiros recomendam marcas para amigos.  

 

Por falta de uma política de pós-vendas, 79% dos brasileiros afirmaram que desistiram de comprar novamente em uma marca, pois não gostou da experiência.  

 

A pesquisa ainda mostrou que 76% da população é fiel a uma marca quando gosta do atendimento e do produto disponível. Os consumidores afirmam preferir marcas já conhecidas e que já compraram anteriormente.

 

Está vendo como é importante investir nas estratégias de pós-venda? Somente assim, os clientes compram cada vez mais na sua empresa, permanecendo leais. Além disso, passam a ser os maiores divulgadores dos seus produtos e serviços.

 

Afinal, mesmo com bons serviços, bons fornecedores e excelentes produtos, não adianta nada se a sua empresa não é capaz de manter a proximidade com o cliente após a confirmação de uma negociação ou aquisição de produtos.

 

O seu público precisa estar satisfeito para se sentir motivado a continuar com a marca, caso contrário vai em busca de quem o satisfaça. Fique atento e não esqueça da importância do pós-venda para o seu negócio.

junho 27, 2023

Frameone

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