Aprenda 4 estratégias simples para vender mais e melhor

Por Agência Clave em 27 de junho de 2023

Leia o nosso artigo para saber mais sobre o assunto

 

Toda empresa quer vender, não é verdade? Quanto mais vendas, melhor. Entretanto, isso não é tão fácil. Independentemente do tamanho da sua empresa (pequena, média ou grande), ela precisa dos consumidores para poder lucrar e se manter no mercado.

 

Por isso, investir em estratégias de vendas é importante para cumprir as metas mensais. O método para atrair consumidores e fidelizá-los envolve investimentos no treinamento de mão de obra, marketing, produtos de qualidade, atendimento de primeira.

 

Além disso tudo é necessário entender o seu público-alvo e como eles interagem com os produtos, serviços e marcas. Entender o comportamento do cliente é o primeiro passo para incrementar as vendas.

 

Para que você possa conquistar clientes e, consequentemente, elevar os seus negócios, citaremos aqui algumas estratégias importantes para colocar em prática na sua empresa.

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Veja as nossas dicas para lucrar

1- Mostre que entende do assunto

Transmitir autoridade sobre o produto ou serviço que empresa oferece é fundamental e passa segurança para quem você está prospectando. Esse é o primeiro passo para a captação de clientes. Ele precisa sentir segurança e perceber que a sua empresa é a única do segmento capaz de atendê-lo de forma satisfatória.

 

Isso passa pela estratégia de inbound marketing, que atraem o persona por meio de blog, redes sociais, podcasts, e-books, vídeos, entre outros conteúdos.  Muitas empresas se utilizam desse meio para chamar a atenção do consumidor em potencial.

 

Mas para que essas publicações realmente valham a pena, o vendedor precisa conhecer o seu negócio a fundo, além de conhecer as necessidades e os desejos do seu público. Tenha a resposta e as soluções que o consumidor busca e proporcione ótimas experiência. Além disso, mapeie seus concorrentes.

 

Outro ponto importantíssimo: saiba por quais canais o seu público se comunica. Esteja nos locais em que ele estiver. Isso é essencial.

 

Conhecer o concorrente também é muito importante. Melhor ainda é monitorá-lo. Saber o que estão fazendo na comunicação; conhecer os pontos fortes e fracos, conhecer as soluções que oferecem.

2- Tenha empatia

Atualmente, o consumidor não quer mais saber daquelas empresas que só vendem e ponto final. Eles querem viver experiências.  O cliente procura produtos que lhe ofereça soluções no dia a dia, que seja a realização de um sonho. O persona procura empresas que tenham empatia, que se coloquem no lugar do outro para proporcionar grandes experiências.

 

Essa estratégia vai fazer você criar conexões com o seu cliente, vai conquistar a sua confiança e o seu apreço. Neste momento, é essencial fazer a “escuta ativa”, ou seja, escute o seu cliente. É importante deixá-lo falar e apresentar a solução para aquilo que ele busca.

 

Mostre para o cliente que você está interessado em resolver o problema dele e que ele pode contar com o seu produto e serviço.

 

Nunca deixe transparecer para o seu cliente que você precisa fechar a meta do mês. Jamais isso pode ser revelado. Seja o mais discreto e paciente possível. Caso a pessoa perceba a sua ansiedade em fechar negócios, ele pode desistir da ação e não concluir a contratação. Essa dica serve para relações tanto B2B quanto com o consumidor final. Ter esse cuidado é a primeira lição para ter sucesso com as vendas.

 

Outra coisa que os clientes detestam é quando percebem que o vendedor está lhe empurrando algo mais caro, mesmo sabendo que esse consumidor precisa apenas de algo simples.  Essa maneira de agir afasta o seu consumidor. Dificilmente ele fechará negócio, mesmo sabendo que o seu produto ou serviço é melhor do que da concorrência.

 

Ou seja, a empresa conseguirá comprometer a experiência do usuário, afastando-o de uma vez por todas.  Portanto, nunca esqueça de praticar a empatia, colocando-se no lugar do consumidor e apresentando para ele o que realmente é necessário para o seu problema naquele momento.

3- Planeje a rotina de trabalho

Se a sua empresa não tiver uma rotina de trabalho, com certeza ela não dará certo. Por isso, planeje todos os passos para que as estratégias de vendas sejam bem-sucedidas. A primeira coisa a fazer é ter uma rotina de trabalho bem organizada.

 

Porém, isso só acontece se você conseguir estruturar bem o time de vendas e de atendimento ao consumidor.  Uma dica importante é separar a função de cada grupo e deixar isso claro a todos. Isso quer dizer que o mesmo funcionário que prospecta e qualifica os leads não pode ser o mesmo que vende e realiza Follow-up nas etapas do funil de vendas.

 

Para que tudo dê certo, é necessário ter um bom planejamento do início ao fim. Um negócio dificilmente vai crescer utilizando apenas um funcionário para dar conta de várias funções, ainda que correlatas. A área comercial precisa ter pelo menos duas pessoas para diferentes funções.

4- Faça uso da tecnologia

Para lidar com os leads gerados durante a sua estratégia de vendas, a empresa precisa utilizar a tecnologia a seu favor. Por exemplo, usar um CRM Online é imprescindível para uma gestão eficiente. Por meio dessa ferramenta, a empresa conseguirá criar diversos contatos com quem está interessado no seu produto ou serviço.

 

Gostou das nossas dicas? Então, coloque-as em prática e tenha muito sucesso.

junho 27, 2023

Frameone

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