Comunicação multicanal: o que é como pode ser direcionado ao seu público-alvo

Por Agência Clave em 27 de junho de 2023

Você já ouviu falar em comunicação de multicanal? Não? Então, saiba tudo sobre essa novidade que pode ajudar muito a sua empresa quando o assunto é atrair novos clientes. Muitos especialistas veem a comunicação de multicanal como uma tendência por causa da pandemia.

Segundo eles, essa nova forma de comunicar os clientes foi favorecida pela situação pandêmica mundial, com o isolamento social. Para isso, muitas marcas buscaram diferentes maneiras para apresentar o seu produto ou serviço aos seus consumidores.

 

Investir em diferentes tipos de abordagens e mídia é uma forma perfeita de sempre aparecer para o seu público.

 

Quer saber como isso funciona? Continue no nosso artigo.

O que é comunicação de multicanal?

Como o próprio nome já se refere, a comunicação de multicanal nada mais é que a atuação comunicacional de uma empresa em múltiplos canais de interlocução. Desta forma, a marca atua tanto nos meios de comunicação tradicionais quanto no ambiente digital, cercando o cliente por todos os lados.

Isso aumenta a possibilidade do seu produto ou marca serem vistos por seu público potencial. Esse tipo de estratégia também possibilita ao cliente ter diversas formas de contato com a sua marca preferida.

Ser multicanal passou a ser algo essencial para empresas de todos os portes. Atualmente, com a diversidade cultural, novos comportamentos do consumidor, é necessário ter atuação em meios de comunicação de diferentes linguagens. Por exemplo, uma loja para anunciar um novo produto, pode montar diversas estratégias de comunicação, como fazer propaganda paga nas redes sociais, fazer disparos por SMS ou WhatsApp, colocar anúncio em uma rádio local, distribuir panfletos, etc.

 

Percebeu a quantidade de canais utilizados para o mesmo produto? Isso é comunicação de multicanal e pode ser aplicada por diferentes empresas.  É uma maneira de comunicar que tem oferecido muitas vantagens aos empresários de diversos segmentos.

 

Mas para que esse trabalho dê certo, o planejamento se faz presente. Não adianta colocar propaganda e anúncios em vários canais e achar que os clientes irão encher a sua loja. Não é desta forma que funciona.

Comunicação multicanal: planejamento é tudo

Como acabamos de informar, não adianta você adotar muitos canais se dever de casa não foi feito.

 

Planejamento é tudo e deve ser explorado antes de sair anunciando em tudo quanto é lugar. No final, apenas o seu dinheiro será jogado fora.

 

Para conseguir utilizar a potencialidade de cada meio de comunicação e obter resultados positivos, o plano de comunicação é imprescindível.

 

E para fazer uma boa estratégia, o primeiro passo é conhecer o comportamento do seu consumidor em potencial.

Por isso, é muito importante identificar o seguinte no persona: os objetivos; as necessidades, os desejos, hábitos e os canais mais utilizados por eles.

 

Nesse caso, os canais de comunicação podem ser de entretenimento ou de informações. Também podem ser usados canais de compras e entrar em contato com empresas. 

 

São importantes também:

 

Escolher de forma correta os canais: Opte por aqueles que vão atingir ao seu público em potencial. Nunca coloque o anúncio em uma mídia que o seu público não vai acessar. É perda de tempo.

 

Diversifique a linguagem: Isso significa que cada conteúdo deve ser pensado para diferentes mídias, mesmo que seja direcionado para um único público. Um anúncio no Facebook obedece a um formato totalmente diferente da televisão. Muitas empresas cometem o erro de padronizar.

 

Comportamento do consumidor: Já falamos desse item logo no início e reforçamos para que não seja esquecido. Se a empresa não conhece o seu público, não conseguirá se comunicar.

Por que ser multicanal?

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De acordo com a pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), quase metade da dos brasileiros acessam a internet pelo smartphone. Outro levantamento, desta vez realizado pelo Governo Federal por meio da Pesquisa Brasileira de Mídia (PBM), a internet é o segundo meio mais utilizado pelos brasileiros, ficando atrás apenas da televisão. 

 

Esses estudos comprovam os motivos que levam o Brasil a ser um dos países mais conectados do mundo e por meio do aparelho de celular. Com todo esse fascínio pela internet, o mundo tem investido na convergência de mídias. Esse é um dos principais motivos para que as empresas se tornem multicanais.

 

Não há como ficar fora dessa realidade cada vez mais presente no nosso cotidiano. É algo praticamente natural, mas que precisa de especialistas para traçar o melhor plano de comunicação multicanal para a sua empresa.

 

Uma coisa importante, é saber que além do digital, as empresas não podem menosprezar o potencial de canais tradicionais, como televisão, rádio, SMS e publicações impressas. Esses meios ainda funcionam muito bem.  A depender do público, eles podem ter um resultado bem melhor que redes sociais.

 

Estar em múltiplos canais é importante e rende bons resultados. Afinal, a empresa precisa atingir o seu público de diferentes maneiras. Porém, pensar na estratégia é parte do sucesso das campanhas em diferentes canais de comunicação.

junho 27, 2023

Frameone

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