Você sabe a diferença entre uma pequena empresa e uma startup? Veja aqui

Você sabe a diferença entre uma pequena empresa e uma startup? Veja aqui

Você sabe a diferença entre uma pequena empresa e uma startup? Veja aqui

Apesar de muitos não saberem diferenciar, há distinções sim entre uma pequena empresa e uma startup. Tanto em sua ideologia quanto em sua forma de se organizar. Dessa forma, se você deseja abrir um negócio próprio, conheça as características de cada uma a seguir.

Quais são as características de uma pequena empresa?

São pequenos negócios que desejam crescer no mercado, no entanto, de uma maneira mais conservadora e a longo prazo, com planejamento e ação, além de um fluxo de renda confiável. No geral, elas são financiadas das seguintes formas:

  • pelo próprio dono;
  • familiares ou amigos;
  • empréstimos com bancos.

A ideia aqui é correr menos riscos e gerar um volume de renda estável, bem como, reduzir ao máximo os custos. Então, lançam produtos ou serviços logo no início da atividade da empresa e não de modo gradativo, como acontece com as startups.

Vale dizer ainda que elas vendem itens que já são conhecidos no mercado e pelo público, ou seja, que pertencem a nichos já bem estabelecidos.

Como se define o porte de uma empresa?

O SEBRAE classifica as microempresas, pequenos, médios e grandes negócios de acordo com o número de colaboradores que estes possuem, veja logo abaixo.

Comércio e serviços

No setor de comércio e serviços, por exemplo, o número de funcionários e tamanho da empresa se define da seguinte forma:

  • microempresa: até 9 funcionários;
  • pequena empresa: 10 a 49 funcionários;
  • média: 50 a 99 funcionários;
  • grande: superior a 100 funcionários.

Indústria

Já na área industrial, por outro lado, o número de colaboradores e o porte da empresa se define da seguinte forma:

  • microempresa: até 19 colaboradores;
  • pequena empresa: 20 a 99 colaboradores;
  • média: 100 a 499 colaboradores;
  • grande: superior a 500 colaboradores.
As startups possuem modelos de negócios escaláveis e inovadores. Imagem de Thirdman no Pexels

O que caracteriza uma startup?

Antes de tudo, as startups têm como característica principal o fato de usarem a tecnologia em seus produtos ou serviços. Esse diferencial permite que elas recebam capital de:

  • plataformas de crowdfunding;
  • aceleradoras de startup;
  • investidor anjo.

O foco desse tipo de negócio é crescer, acima de tudo, até mesmo dos lucros. Isso porque, o investimento que ele recebe não precisa ser pago de volta da mesma forma que o de uma pequena empresa.

Por conta de sua ideologia de inovação e desejo de mudar o mundo, as startups costumam atrair grandes talentos do mercado, que preferem se aliar a um empreendimento com esse perfil.

Aqui, tudo começa com uma ideia original de alguém que pretende lançar um novo produto ou serviço único, a partir de um nicho pouco explorado. Portanto, há um fator de risco muito maior do que o de uma pequena empresa.

Quais são as diferenças entre uma pequena empresa e uma startup?

Até aqui, foi possível ter uma noção básica do que difere um perfil de negócios do outro. No entanto, vale destacar quatro características em especial que são:

  • controle;
  • investimento;
  • estrutura;
  • objetivo.

Controle

No caso das pequenas empresas, no geral, os sócios (investidores) possuem controle total do negócio. Por outro lado, nas startups, o fundador busca investimentos e em troca, cede uma participação no empreendimento ao sócio.

Investimento

Os investimentos são o combustível para uma startup ganhar força e escalar. Dessa forma, requer o apoio financeiro de terceiros que desejam participar de um negócio inovador com boas chances de sucesso.

Por causa de sua característica escalável, ela passa por várias rodadas de investimentos em sua jornada até se tornar um grande empreendimento e conquistar êxito.

Já uma empresa de pequeno porte requer um capital inicial para começar as suas atividades. No entanto, tem como propósito deixar de operar sem o auxílio financeiro de terceiros o quanto antes. O foco é que o negócio consiga:

  • gerar receita em volume o suficiente para cobrir todas as suas despesas;
  • ainda reste lucro para dividir entre os sócios.

Estrutura

A estrutura de uma pequena empresa segue o padrão de processos e conta com um plano de negócio fixo. Além disso, quaisquer mudanças devem ser feitas com base no longo prazo.

Já nas startups, trabalha-se com a ideia de que possam surgir eventuais obstáculos e desafios, mas sempre com uma resolução ágil que possa suprir a dor do público-alvo.

Objetivo

Uma startup é um modelo de negócio escalável, que busca crescer de forma rápida e sustentável. Por isso, muitas vezes deixa de ter lucros imediatos e significativos no início, a fim de alcançar o seu objetivo, que é evoluir de forma constante.

A lucratividade, portanto, é reaplicada na própria empresa para que ela ganhe escala. Já um pequeno empreendimento tem como foco obter lucros para cobrir os seus gastos e dividir entre os sócios, tudo de forma estável e orgânica.

Há um exemplo real para mostrar a diferença entre esses modelos de negócios na prática?

Um case de sucesso que exemplifica as diferenças práticas entre startups e empresas é o Airbnb e grandes hotelarias convencionais. Este primeiro é tido como a maior rede de hospedagem do mundo.

Fundada em 2008 por recém-formados em São Francisco, essa é uma startup de aluguel que permite que qualquer pessoa reserve ou disponibilize quartos em mais de 190 países. Portanto, é uma alternativa aos hotéis tradicionais.

Escalabilidade

Note que para uma rede de hotéis, aumentar o seu número de quartos, por exemplo, requer a construção de um novo estabelecimento. Mas, para uma plataforma como o Airbnb, basta encontrar mais donos de casas ou apartamentos que disponham de cômodos vagos.

Esse é o grande diferencial dessa ideia inovadora, aproveitar quartos vazios que ninguém estava usando em residências, a fim de alugar para viajantes e com isso, gerar uma nova fonte de renda aos proprietários.

Eficiência

Vale dizer ainda que uma empresa como a rede de hotéis Marriott, que está presente em mais de 70 países, possui cerca de 200 mil funcionários. Enquanto que a Airbnb:

  • conta com 3100 empregados;
  • atua em mais de 190 países e 35 mil cidades.

Uma startup muito eficaz, com uma ideia inovadora e que pode alcançar ainda mais espaço no mercado. Portanto, esse é o foco desse perfil de negócio, trazer algo inédito ou pouco explorado.

Como se destacar ao abrir uma pequena empresa ou startup?

Para se destacar em ambos os modelos de negócios é essencial conhecer as diferenças entre eles e analisar qual deles melhor se adequa a sua ideia de empreender. A partir disso, basta persistir para alcançar seu público e mais espaço no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *