Neuromarketing: como essa ferramenta pode ampliar resultados nas campanhas?

Por Agência Clave em 27 de junho de 2023

Neuromarketing é uma estratégia que alia a base científica sobre o cérebro humano a formas de atrair e fidelizar clientes. Desse modo, conheça um pouco mais sobre esse conceito e como se aplica na prática.

O que é Neuromarketing?

Esse termo resulta da junção das palavras neurologia e marketing. No viés científico, estuda como se dá o processo de tomada de decisão. Assim, aliado com as estratégias de publicidade, busca influenciar o consumidor a escolher o produto que é mostrado.

 

O mercado está cheio de ofertas, por isso, saber como o cérebro humano reage e faz suas escolhas, pode ajudar a se destacar em meio aos concorrentes. Nesse sentido, as campanhas tendem a ser mais efetivas em seu planejamento.

Como surgiu

Esse conceito foi criado pelo professor Ale Smidts, da Erasmus University, na Inglaterra. Desde 2000 o termo está registrado como ferramenta de marketing e é cada vez mais usado por quem trabalha na área.

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Neuromarketing aplicado aos negócios

Para as empresas, esse é um recurso que está presente em várias etapas do processo de produção até a compra. Isso porque, mesmo antes de pensar em campanhas, é preciso criar produtos que gerem conexão com o cliente final, por exemplo:

• Criar um design com imagem que atraia a atenção para o produto;

• Escolher cores que traduzem a ideia da marca;

• Captar a atenção do cliente por meio de textos que mexam com as emoções.

 

Todos esses pontos levam a uma experiência de consumo, que pode resultar em números melhores nas vendas. Afinal, ao entender como os instintos naturais do cérebro humano atuam sobre as decisões, é possível focar nesses pontos.

Quais as vantagens dessa estratégia para empresas?

Com uma estratégia baseada em neuromarketing as empresas podem ter um retorno mais efetivo em suas ações. Isso porque, é possível definir um público, o que ele precisa e uma linguagem mais assertiva.

 

Por meio dessas técnicas é possível criar uma marca com alto conceito entre o público. Desse modo, as chances de obter uma conversão de vendas é maior. Além disso, os clientes podem recomendar e interagir com a empresa, o que amplia o seu alcance.

Agrega valor

O cliente em geral opta por um produto que entregue mais do que a sua função básica. Por exemplo, criar conteúdos adicionais, pode ativar ainda que de forma não racional, o gatilho da reciprocidade.

 

Logo, o cliente se sente levado a comprar de quem facilita de alguma forma o seu dia a dia. Ainda, pode estar mais disposto a avaliar bem a empresa, o que também gera um impacto positivo perante o público.

Aplicação do Neuromarketing

Existem algumas técnicas que se aplicam em ações que se baseiam em estudos sobre o comportamento. Por isso, veja na sequência alguns desses exemplos e como atuam no processo de tomada de decisão.

Gatilhos mentais

A ideia nesse caso é causar uma reação no consumidor, que visa a conversão da venda. Alguns dos mais comuns nas ações de marketing são:

 

• Escassez: estimula a compra, pois associa a um item com poucas unidades;

  • • Exclusividade: mexe com a vaidade, e a sensação de ter um produto único;
  • • Urgência: se baseia no tempo limitado para aproveitar uma condição;
  • • Prova social: mostra que o item é bem avaliado por quem já usou.
  •  

Todos esses itens servem para quebrar as objeções do cliente no momento da compra. Desse modo, antecipa eventuais dúvidas na hora da compra e já coloca uma solução.

Experiência sensorial

Ter uma experiência positiva é um fator importante para a compra, bem como para que a pessoa volte a adquirir um produto. Desse modo, o atendimento pessoal, suporte e apresentação do produto influenciam na percepção do consumidor.

Outras formas de aplicar o Neuromarketing

As técnicas usadas em Neuromarketing são diversas e devem ser empregadas de forma integrada. Nesse sentido, veja na sequência mais alguns meios de colocar em prática essa ferramenta.

Redução de opções

As técnicas usadas em Neuromarketing são diversas e devem ser empregadas de forma integrada. Nesse sentido, veja na sequência mais alguns meios de colocar em prática essa ferramenta.

 

É preciso entender a que público se destina o item, bem como quais os problemas que ele soluciona. Desse modo, é possível ajustar a oferta para atender esses critérios.

Psicologia das cores

O uso de uma cor pode despertar sensações de forma inconsciente em quem vê. Por isso, fazer a escolha que tenha relação com o tipo de produto é primordial. Por exemplo, um item para relaxar pode ser associado com cores que transmitam calma e tranquilidade.

 

Cores mais fortes, por outro lado, trazem uma característica mais intensa. Ainda, cores mais sóbrias geram uma sensação de seriedade e estabilidade. Então, é preciso pensar no que se quer transmitir.

Definição de preços de forma estratégica

É muito comum se deparar com promoções com dois ou mais itens por um preço menor do que o individual. Essa nada mais é do que uma técnica de Neuromarketing aplicada, pois gera a sensação de economia e leva o cliente à compra.

 

Outra forma de aplicar esse mecanismo é o uso de preços quebrados, ou seja, que não terminam em números inteiros. Ainda que a diferença seja pequena, de forma inconsciente é um negócio melhor pagar R$ 99 ao invés de R$ 100.

Vale a pena investir no Neuromarketing?

Essa é de fato uma tendência para o mercado atual, pois cada vez mais as marcas têm exposição online. Nesse sentido, a forma de abordar o potencial cliente mudou e com isso é preciso pensar em novas formas de atrair a atenção.

 

Com mais acesso à informação, o consumidor tem um poder de escolha maior. No entanto, o que não muda é a forma como as pessoas reagem de modo espontâneo a determinados estímulos.

Investimento consciente

Ter campanhas mais efetivas significa um custo menor e com maior resultado. Por isso, o neuromarketing é uma ferramenta importante para poder ampliar os ganhos das campanhas criadas.

 

O resultado, portanto, é ter uma marca com bom conceito e que gere conexão com o público. Desse modo, a jornada até a compra fica menor e os resultados são mais expressivos.

junho 27, 2023

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